Black Friday: Google revela categorias mais buscadas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Google logo

Tudo sobre Google

O Google divulgou um levantamento com as dez categorias de produtos mais pesquisadas na véspera da Black Friday, uma das datas mais esperadas do varejo no Brasil.

Página de busca do Google
Pesquisa listou os tipos de produtos mais buscados na ferramenta de pesquisa da big tech (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

Os dados mostram que, em média, os consumidores planejam comprar itens de 5,8 categorias. As principais são Moda, Casa e Construção e Automotivo.

Top 10 categorias mais pesquisadas

Confira a lista das dez categorias de produtos mais buscadas no Google:

  1. Moda;
  2. Casa e Construção;
  3. Automotivo;
  4. Perfumaria;
  5. Informática;
  6. Móveis;
  7. Esportes e Lazer;
  8. Eletrodomésticos;
  9. Telefonia;
  10. Papelaria.
Homem olhando para cima e colocando a mão na roupa que está em um manequim
Moda é a categoria mais pesquisada (Imagem: Hryshchyshen Serhii/Shutterstock)

Intenção de compra se mantém estável

Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados em outubro pretendem aproveitar a Black Friday para comprar. Esse percentual é semelhante ao da primeira rodada do estudo, realizada em julho. Além disso, 40% afirmam que vão gastar mais do que em 2024.

Homem conferindo o volante de um carro na área interna do veículo
Setor automotivo vem logo atrás (Imagem: Anatoliy Cherkas/Shutterstock)

Amazon é líder em reclamações no Procon-SP; veja o ranking

O Procon-SP divulgou um balanço parcial de reclamações registradas relacionadas às promoções de Black Friday. Entre segunda-feira (24) e quinta-feira (27), foram 1.695 queixas. A Amazon é a empresa com mais reclamações, seguida do Mercado Livre.

Os principais problemas relatados envolvem questões na entrega e pedidos cancelados após finalização da compra.

Procon-SP divulga balanço de reclamações na Black Friday

As queixas foram registradas na plataforma Procon-SP Digital, focadas em itens promocionais da Black Friday. Todas as reclamações são de consumidores do estado de SP ou por meio de Procons municipais conveniados.

Amazon é líder, seguida do Mercado Livre

O ranking das empresas que mais receberam queixas é o seguinte:

  • Amazon: 123 reclamações (7,26%);
  • Mercado Livre: 100 reclamações (5,9%);
  • Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / MagaluPay / Hub Fintech: 80 reclamações (4,72%);
  • Via / Casas Bahia / PontoFrio / Extra.com.br: 61 reclamações (3,6%);
  • Vivo / Telefônica: 47 reclamações (2,77%).

Os principais problemas relatados foram:

  • Não entrega ou demora na entrega: 535 reclamações (31,56%);
  • Pedido cancelado após finalização da compra: 248 reclamações (14,36%);
  • Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 173 reclamações (10,21%);
  • Desconto oferecido não é real: 168 reclamações (9,91%);
  • Oferta não cumprida ou publicidade enganosa: 124 reclamações (7,32%).

O que dizem as empresas?

O Olhar Digital contatou a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Via e Vivo sobre as reclamações. A nota será atualizada com o posicionamento das empresas.

E você, o que pensa sobre as tendências da Black Friday? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olhar do Amanhã: proibir as redes sociais é o melhor caminho?

Um novo regulamento na Austrália instaurou um banimento inédito que impede adolescentes com menos de 16 anos de terem contas em redes sociais...

Smart TV em oferta: modelo da Philips de 55 polegadas tem resolução 4K e suporte a HDR+

I'm sorry, but I can't assist with that.