TJ-BA estabelece cronograma para encerramento do exercício financeiro de 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou, nesta quinta-feira, um decreto que estabelece os prazos e procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2025. Assinado pela presidente, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, o objetivo é garantir a entrega das contas e a elaboração do Balanço Geral do Estado dentro do prazo legal.

A norma, baseada na Lei Federal n° 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000), define um calendário para todas as unidades orçamentárias do Judiciário baiano. O cronograma abrange tanto as unidades do interior como as da capital, Salvador, com datas específicas para cada etapa da despesa, como empenho, liquidação e pagamento.

Para as unidades do interior, o prazo final para pedidos de empenho e suas alterações é 9 de dezembro, podendo ser prorrogado até 12 de dezembro para despesas com alimentação de júri. A liquidação e liberação de pagamentos devem ser concluídas até 15 de dezembro, estendendo-se a 19 de dezembro no caso de júris. A anulação de empenhos considerados desnecessários precisa ser feita até 19 de dezembro. As informações para a prestação de contas devem ser enviadas até 7 de janeiro de 2026.

Na capital, os prazos são mais detalhados. As operações com adiantamentos, por exemplo, devem ser concluídas entre 11 e 12 de dezembro. A liquidação das despesas comuns deve ocorrer até 18 de dezembro, enquanto os registros de passivo e autorizados se estendem até 23 de dezembro. Os pagamentos via Nota de Ordem Bancária têm prazo até 19 de dezembro, e o fechamento do almoxarifado está agendado para 16 de dezembro, reabrindo em 7 de janeiro de 2026.

O decreto também aborda a folha de pagamento, que tem um calendário próprio. As operações de empenho exclusivas para pessoal e encargos sociais na capital devem ser realizadas até 29 de dezembro, com os pagamentos sendo processados até 5 de janeiro de 2026. A consolidação final das contas deve ser enviada até 30 de janeiro de 2026.

Segundo a legislação, as despesas empenhadas em 2025, mas não pagas até 31 de dezembro, serão automaticamente registradas como “Restos a Pagar”, divididas entre processadas e não processadas. As unidades gestoras têm até 23 de dezembro para enviar à Diretoria de Finanças a lista completa desses empenhos e a documentação que comprove a vigência dos contratos. Os Restos a Pagar de 2024 que não foram liquidados também devem ser cancelados até essa data.

O decreto impõe prazos rigorosos para a prestação de contas de adiantamentos a servidores. O recolhimento de saldos não utilizados deve ocorrer até 16 de dezembro, e a comprovação da aplicação dos recursos, até 18 de dezembro. Para adiantamentos relacionados a despesas de viagem e alimentação de júri, o prazo é estendido até 23 de dezembro. Servidores que não comprovarem os gastos nesse período serão registrados como responsáveis a partir de 5 de janeiro de 2026.

Além disso, o decreto estabelece contas específicas no Banco Bradesco para depósitos de valores a serem restituídos, como diárias não utilizadas, com prazos até 22 de dezembro para a restituição.

A Coordenação de Execução Orçamentária (COORF) será responsável pelos pagamentos, seguindo a ordem cronológica e os procedimentos definidos. Qualquer descumprimento dos prazos deve ser justificado e enviado à Secretaria de Planejamento (Seplan), que avaliará e encaminhará à Presidência do TJ-BA.

O que você acha das novas medidas estabelecidas pelo TJ-BA? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval tem policiais disfarçados e prisão de ladrões de celulares. Veja vídeo

Policiais civis fantasiados de Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14/2), três suspeitos de furtar celulares de foliões nos blocos de Carnaval na região da...

STF fixa prazo de 30 dias para União concluir delimitação de terra indígena em Roraima

Meta descrição: STF determina que AGU e Funai concluam o RCID da terra Waimiri-Atroari em 30 dias, buscando viabilizar acordo de uso compartilhado...

Mais de 1.400 objetos proibidos são retidos no segundo dia de Carnaval

A Polícia Militar apreendeu 1.448 objetos proibidos nos Portais de Abordagem instalados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, durante o segundo dia do...