Embratur desembarca no Recôncavo Baiano e lança o Programa Novas Rotas para potencializar turismo internacional na região

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Embratur no Recôncavo Baiano

Imagine a mistura rica de história, cultura e belas paisagens. É isso que faz do Recôncavo Baiano um lugar especial. A Embratur sabe disso e, por conta disso, escolheu a região para lançar o Programa Novas Rotas. Com o objetivo de promover e internacionalizar destinos turísticos brasileiros ainda pouco conhecidos, o programa está inaugurando novas possibilidades para os moradores locais e os aventureiros de todo o mundo.

O palco para esse importante marco foi o Cineteatro Cachoeirano, na cidade de Cachoeira (BA), onde empresários e gestores puderam conhecer de perto a iniciativa em um evento que aconteceu nesta quinta-feira. O programa abrange sete cidades do Recôncavo: Aratuípe, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Muritiba, Santo Amaro e São Félix, e as expectativas são altas. Estamos falando de adentrar em experiências culturais autênticas e aumentar o reconhecimento internacional desses destinos, estrategicamente selecionados por seu potencial turístico.

O Programa Novas Rotas não é só uma iniciativa para atrair olhares internacionais; é também um projeto que está totalmente investido em capacitar profissionais do turismo, cuidar do patrimônio histórico-cultural e abrir os horizontes do mercado. As ações preveem a criação de roteiros temáticos e buscam até mesmo estender a estadia dos turistas em terras brasileiras, distribuindo de maneira equilibrada os benefícios do turismo por todo o território nacional.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforça que a ideia é expandir a imagem do Brasil além dos destinos já conhecidos. “Queremos trazer ao mundo novos cenários, enriquecer experiências sustentáveis e inovadoras”, apontou. Importante frisar que o turismo, nas palavras dele, deve ser não uma atividade secundária, mas um eixo central na economia.

Maurício Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia, vê a iniciativa como um reconhecimento à região e um exemplo de esforço conjunto entre o governo federal, estadual, as prefeituras e os envolvidos no setor turístico. Já a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus, celebra a oportunidade histórica e destaca que os visitantes buscam cada vez mais a autenticidade e a diversidade cultural da região.

A capacitação é um ponto nevrálgico do programa, com painéis temáticos que englobam sustentabilidade, inovação, inteligência de dados e afroturismo. Além das palestras presenciais, será oferecida uma plataforma online de ensino à distância direcionada à qualificação dos empreendedores e gestores locais, visando criar uma rede robusta de desenvolvimento turístico sustentável.

Estamos testemunhando o nascimento de uma nova era para o turismo brasileiro no Recôncavo Baiano, uma área rica e cheia de potencial. Queremos saber a sua opinião sobre o Programa Novas Rotas e como ele pode transformar o turismo na sua região. Compartilhe seus pensamentos e vamos conversar sobre as possibilidades e o futuro que nos espera!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...