Hugo Motta escolhe Otto Alencar Filho para relatar projeto relacionado ao combate às fraudes no setor de combustíveis

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, impulsionou a análise de medidas fundamentais para combater fraudes no setor de combustíveis após conversa com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Essas iniciativas são consideradas prioritárias pelo governo do presidente Lula no encerramento deste ano legislativo.

Em um movimento para intensificar o processo legislativo, Motta não só deu atenção especial à proposta que eleva as penalidades para infratores habituais, paralisada há mais de um mês, mas também reativou o PLP 109/25. Este último, escrito pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e colegas, possibilita que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tenha acesso direto a notas fiscais dentro da cadeia de combustíveis. Para a análise desse projeto no plenário, Otto Alencar Filho (PSD-BA) foi o escolhido.

Esse projeto foi impulsionado pela aprovação de um regime de urgência em 30 de outubro, permitindo que ele avançasse mais rapidamente e fosse direto para deliberação em plenário. As comissões de Minas e Energia e de Finanças e Tributação já haviam aprovado a matéria, que seguiria para a Comissão de Constituição e Justiça. Contudo, com a urgência aprovada, o projeto saltou essa etapa.

Otto Alencar Filho vai em breve apresentar seu relatório sobre a proposta que confere à ANP a faculdade de acessar dados fiscais eletrônicos dos regulados, cobrindo todas as fases desde a produção até a venda e armazenamento de derivados de petróleo, gás natural e diversos tipos de combustíveis. A expectativa é que o projeto, que almeja reforçar a regulação, aumentando a transparência e eficiência, bem como combatendo a concorrência desleal e a sonegação fiscal, seja posto em votação na Câmara dos Deputados na próxima semana.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes! Que tal compartilhar seus pensamentos sobre essas medidas para combater fraudes no setor de combustíveis? Sua voz pode fazer a diferença na construção de um setor mais íntegro e justo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em mensagem de Natal, Michelle Bolsonaro pede orações por Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro gravou um pronunciamento de Natal e divulgou o vídeo no Instagram na noite desta terça-feira (24/12), por volta das...

MEC publica cronograma e critérios do Sisu 2026; veja datas

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Sisu 2026, oficializando o cronograma e os critérios do processo seletivo para cursos de...

Flávio e Eduardo comemoram vitória de aliado de Trump em Honduras

A eleição presidencial de Honduras teve seu desfecho anunciado nesta quarta-feira, após semanas de atrasos, falhas técnicas e denúncias de fraude. Nasry Asfura,...