Número de mortos por inundações na Tailândia chega a 145

Publicado:

Pelo menos 145 pessoas perderam a vida nas inundações que atingem várias regiões do sul da Tailândia há dias. A maior parte das vítimas está na província de Songkhla, onde foram registradas 110 mortes, de acordo com o último boletim publicado pelo governo. Siriphong Angksakulkiat, porta-voz do governo, fez a atualização em uma coletiva de imprensa.

Além de Songkhla, outras províncias como Nakhon Si Thammarat, Phatthalung, Trang, Pattani, Yala, Narathiwat e Satun também relataram mortes, contribuindo para o aumento do total. Na verdade, os números indicam 9 mortos em Nakhon Si Thammarat, 4 em Phatthalung, 2 em Trang, 6 em Pattani, 5 em Yala, 4 em Narathiwat e 5 em Satun, onde se encontra a ilha turística de Ko Lipe.

Cerca de 3,5 milhões de pessoas foram impactadas pela força das chuvas, que causaram inundações, deslizamentos de terra e danos a mais de um milhão de lares. As missões de busca e resgate estão focadas na cidade de Hat Yai, um importante centro econômico da região, onde equipes continuam a retirar corpos à medida que as águas baixam.

A cena em Hat Yai é desoladora. Veículos empilhados, pessoas presas nos telhados em busca de ajuda e ruas tomadas por lama e escombros retratam a gravidade da situação. As autoridades indicam que o número de vítimas pode aumentar à medida que mais áreas forem inspecionadas.

Essas inundações estão ligadas a um forte temporal que também afetou o norte da Malásia. As equipes de emergência têm utilizado balsas para resgatar moradores e distribuído alimentos por meio de drones e helicópteros. O governo tailandês, que assumiu em setembro, é criticado por sua resposta considerada lenta e falta de previsões adequadas para evitar o desastre.

Esse cenário alarmante pede uma reflexão sobre a vulnerabilidade da Tailândia diante de fenômenos climáticos intensos. Quais são suas impressões sobre a situação? Que ações poderiam ser tomadas para melhorar a resposta a desastres na região? Compartilhe seus pensamentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, recebe sentença por tentativa de golpe

A Justiça peruana emitiu, nesta quinta-feira, a sentença contra o ex-presidente Pedro Castillo, que foi condenado pelos crimes de rebelião, abuso de autoridade...

Após golpe, militares de Guiné-Bissau nomeiam general como presidente interino

Os militares de Guiné-Bissau anunciaram a nomeação de Horta N’Tam como presidente interino do país, um dia após o golpe que resultou na...

Em primeira viagem internacional, papa diz que mundo vive ‘3ª Guerra Mundial em pedaços’

Na manhã de quinta-feira, 26 de novembro de 2025, o papa Leão XIV desembarcou em Ancara, na Turquia, para sua primeira viagem internacional....