Número de mortos por inundações na Tailândia chega a 145

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pelo menos 145 pessoas perderam a vida nas inundações que atingem várias regiões do sul da Tailândia há dias. A maior parte das vítimas está na província de Songkhla, onde foram registradas 110 mortes, de acordo com o último boletim publicado pelo governo. Siriphong Angksakulkiat, porta-voz do governo, fez a atualização em uma coletiva de imprensa.

Além de Songkhla, outras províncias como Nakhon Si Thammarat, Phatthalung, Trang, Pattani, Yala, Narathiwat e Satun também relataram mortes, contribuindo para o aumento do total. Na verdade, os números indicam 9 mortos em Nakhon Si Thammarat, 4 em Phatthalung, 2 em Trang, 6 em Pattani, 5 em Yala, 4 em Narathiwat e 5 em Satun, onde se encontra a ilha turística de Ko Lipe.

Cerca de 3,5 milhões de pessoas foram impactadas pela força das chuvas, que causaram inundações, deslizamentos de terra e danos a mais de um milhão de lares. As missões de busca e resgate estão focadas na cidade de Hat Yai, um importante centro econômico da região, onde equipes continuam a retirar corpos à medida que as águas baixam.

A cena em Hat Yai é desoladora. Veículos empilhados, pessoas presas nos telhados em busca de ajuda e ruas tomadas por lama e escombros retratam a gravidade da situação. As autoridades indicam que o número de vítimas pode aumentar à medida que mais áreas forem inspecionadas.

Essas inundações estão ligadas a um forte temporal que também afetou o norte da Malásia. As equipes de emergência têm utilizado balsas para resgatar moradores e distribuído alimentos por meio de drones e helicópteros. O governo tailandês, que assumiu em setembro, é criticado por sua resposta considerada lenta e falta de previsões adequadas para evitar o desastre.

Esse cenário alarmante pede uma reflexão sobre a vulnerabilidade da Tailândia diante de fenômenos climáticos intensos. Quais são suas impressões sobre a situação? Que ações poderiam ser tomadas para melhorar a resposta a desastres na região? Compartilhe seus pensamentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arco do Triunfo é alvo de tentativa de ataque terrorista, diz Macron

O Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris, foi alvo de um atentado com faca durante a Cerimônia de Reacendimento...

Brasileira é condenada nos EUA a 10 anos de prisão em caso de duplo homicídio

Meta: Juliana Peres Magalhães, babá brasileira, foi condenada a 10 anos de prisão nos EUA por participação no caso de duplo homicídio ocorrido...

Oposição faz primeira manifestação na Venezuela após queda de Maduro

Milhares de opositores saíram às ruas de Caracas nesta quinta-feira, 12, na primeira manifestação desde a queda do ditador Nicolás Maduro em uma...