Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos em 2024

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 76,6 anos em 2024, de acordo com as Tábua de Mortalidade do IBGE. Este número representa um aumento de cerca de dois meses e meio em comparação ao ano anterior, indicando uma recuperação dos índices demográficos após os impactos da pandemia de Covid-19, que haviam reduzido essa média para 72,8 anos em 2021.

Ao observar os dados por gênero, as mulheres possuem uma expectativa de vida maior, estimada em 79,9 anos, enquanto a média para os homens é de 73,3 anos. Historicamente, houve um aumento significativo na longevidade: quem nascia em 1940 tinha uma expectativa média de vida de apenas 45,5 anos, ou seja, um ganho de 31,1 anos nas últimas oito décadas. Esse avanço se deve principalmente à redução da mortalidade infantil, que caiu de 146 óbitos por mil nascidos vivos em 1940 para 12,3 em 2024.

Fatores como o fortalecimento do saneamento básico, melhorias na escolaridade e renda das famílias, além de políticas públicas eficazes, como campanhas de vacinação e programas de nutrição infantil, contribuíram para esse progresso.

Violência entre jovens homens

Apesar dos avanços, o IBGE destaca uma preocupação com a sobremortalidade masculina, especialmente entre jovens adultos de 20 a 24 anos. Neste grupo, um homem tem 4,1 vezes mais chances de falecer do que uma mulher da mesma idade. Essa diferença não é mais atribuída a questões biológicas, mas sim a fatores externos, como homicídios, acidentes de trânsito e suicídios.

Longevidade na terceira idade

Para aqueles que chegam aos 60 anos, a perspectiva de vida se ampliou. Em 2024, um idoso dessa idade pode esperar viver mais 22,6 anos. As mulheres, por sua vez, têm uma expectativa média de mais 24,2 anos, enquanto os homens viverão em média mais 20,8 anos. Essa tendência se repete entre os octogenários, onde as mulheres vivem mais 9,5 anos, e os homens, 8,3 anos.

Impacto na Previdência

As informações das Tábua de Mortalidade não são apenas estatísticas; elas são usadas pelo Governo Federal para calcular aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social. Portanto, o aumento na expectativa de vida impacta diretamente o valor das aposentadorias.

Qual é a sua opinião sobre esse aumento na expectativa de vida no Brasil? Compartilhe suas ideias nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cão Orelha: MPSC avalia pedir exumação do pet para esclarecer pontos da investigação

O Ministério Público de Santa Catarina informou que vai pedir diligências complementares à Polícia Civil nas investigações da morte do cão Orelha, incluindo...

Criança cai de carro em movimento no meio de avenida em Sorocaba

Em Sorocaba, interior de São Paulo, uma criança de aproximadamente dois anos caiu de um veículo em movimento após a porta abrir...

PF faz operação contra fraudes no programa Farmácia Popular em quatro estados

Meta descrição: PF deflagra operação contra fraudes no Farmácia Popular, com quatro estados, buscas, sequestro de bens e movimentação de milhões de reais....