Justiça condena Tabocas do Brejo Velho a pagar salários retroativos e indenização a servidores exonerados ilegalmente

Publicado:

O município de Tabocas do Brejo Velho foi condenado pela 1ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Serra Dourada a pagar salários retroativos e indenização por danos morais a 18 servidores que foram exonerados de forma ilegal.

A decisão foi publicada na última sexta-feira (18) no Diário de Justiça Eletrônico Nacional e é resultado do julgamento do juiz José Mendes Lima Aguiar. O magistrado rejeitou as alegações preliminares do município e declarou nula a exoneração desses servidores, que foram aprovados em concurso público e nomeados regularmente, mas afastados sem um adequado processo administrativo.

Segundo a sentença, o município deve restituir integralmente as verbas não pagas, incluindo salários mensais, 13º salário e terço de férias. Cada um dos 18 servidores também receberá R$ 5 mil a título de danos morais.

Os valores devidos serão corrigidos pelo IPCA e contarão com juros da poupança até dezembro de 2021, passando a ser aplicada a taxa Selic após essa data. A decisão também estabelece que o pagamento de honorários advocatícios será definido na fase de liquidação da sentença.

O procurador do município deverá recorrer ao Tribunal de Justiça da Bahia para o reexame necessário, uma etapa obrigatória em decisões condenatórias contra a Fazenda Pública. Após o trânsito em julgado, os servidores poderão iniciar o cumprimento da sentença e garantir o pagamento dos valores devidos.

O que você acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem acusado de estupro de vulnerável em São Paulo é preso no interior da Bahia

Um homem procurado pela Justiça de São Paulo, acusado de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos, foi preso na tarde...

Experiência do CEDAP sobre garantia de direitos é apresentada no Encontro da Rede de Ouvidorias do SUS Bahia

O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) participou do Encontro Anual da Rede de Ouvidorias do SUS Bahia 2025. O...

FESF-SUS assume gestão de primeiro hospital de cuidados prolongados do Brasil

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) acaba de assumir a gestão do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros (HECC), inaugurado em 26 de...