Airbus aponta novo problema em A320 após anúncio de recall

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Depois de anunciar um recall da família A320 na última semana, a Airbus revelou um novo problema relacionado à aeronave. Desta vez, a questão está ligada à qualidade industrial de alguns painéis metálicos.

Um representante da Airbus explicou que a falha teve origem em um único fornecedor, cuja identidade não foi divulgada. Segundo ele, “a origem do problema foi identificada e contida”. Todos os painéis recentemente produzidos estão em conformidade com os requisitos.

Logo da Airbus na fachada de um prédio com um avião voando acima da edificação
Recall da semana passada foi um dos maiores na história da Airbus (Imagem: Coby Wayne/Shutterstock)

Na última semana, mais da metade da frota da família A320 no mundo ficou temporariamente fora de circulação para corrigir um problema de vulnerabilidade de software devido à radiação solar. A Airbus informou que o processo de atualização levaria cerca de duas horas, minimizando assim os impactos nos voos.

Na segunda-feira, os voos do A320 começaram a ser retomados gradativamente, com menos de 100 precisando de manutenções de software mais complexas. Apesar disso, a ação da Airbus viu uma queda de 5,9% em Wall Street.

O CEO da Airbus, Guillaume Faury, pediu desculpas pelos “desafios e atrasos”, afirmando que as equipes estão trabalhando para corrigir a situação o mais rápido possível.

Atualização de Software

O ajuste no software dos A320 teve início na noite de sexta-feira. As agências reguladoras de tráfego aéreo ao redor do mundo solicitaram que os modelos afetados ficassem em solo, o que ocorreu em diversos aeroportos na Europa, Ásia e América Latina.

Diversos aeroportos responderam positivamente à medida. Confira algumas atualizações sobre o impacto nas operações:

Reino Unido:

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido informou que as companhias aéreas locais trabalharam durante a noite na atualização, com mínima interferência no tráfego aéreo. O aeroporto de Gatwick relatou “algumas interrupções”, enquanto Heathrow e Manchester não tiveram cancelamentos significativos.

Austrália e Nova Zelândia:

Na Austrália, a Jetstar cancelou 90 voos, mas a maioria dos seus aviões já recebeu a atualização. Por outro lado, a Air New Zealand informou que retornou suas operações após a conclusão dos procedimentos.

Estados Unidos:

A American Airlines, maior operadora de A320, comunicou que 209 dos seus 480 aviões do modelo estavam entre os afetados, mas a maioria das atualizações foi concluída até segunda-feira. Outras companhias, como Delta e JetBlue, também enfrentaram alterações.

Europa Continental:

A Wizz Air anunciou que seus A320 estavam atualizados sem previsão de novas interrupções. A Lufthansa, por sua vez, espera poucos atrasos, enquanto a Air France cancelou 38 voos para realizar a atualização, impactando 5% de sua frota diária.

American Airlines anuncia investimento na Vertical Aerospace para aeronaves ‘carbono zero’. Imagem: GagliardiPhotography / Shutterstock.com
American Airlines é a companhia aérea com mais A320 (Imagem: GagliardiPhotography/Shutterstock)

Kuwait: O órgão regulador de aviação informou que todas as atualizações na frota de A320 foram concluídas.

Colômbia: A Avianca informou que o recall afetou mais de 70% de sua frota, levando à suspensão da venda de passagens até 8 de dezembro.

Índia: O órgão regulador afirmou que 338 aeronaves foram afetadas, mas as atualizações devem ser finalizadas até domingo. A IndiGo e a Air India relataram progresso nas correções, mas destacaram possíveis atrasos.

Taiwan: A Administração de Aviação Civil pediu inspeções e manutenção em cerca de dois terços dos A320 e A321 em operação no território.

Macau: A Autoridade de Aviação Civil necessitou que a Air Macau adotasse medidas para minimizar o impacto com o recall.

Japão: A ANA Holdings cancelou 95 voos, impactando 13,5 mil passageiros, enquanto a Japan Airlines, que opera predominantemente modelos Boeing, não foi afetada.

E no Brasil?

No Brasil, as companhias Latam e Azul operam com o modelo A320. Ambas afirmaram, em comunicados, que não foram afetadas pelo recall. A Azul explicou que “nenhum modelo A320 da empresa precisou passar por recall”, enquanto a Latam indicou que algumas afiliadas poderiam enfrentar “impacto limitado”.

Recall da Airbus foi um dos maiores da história

O recall de seis mil aeronaves da família A320 representou um dos mais amplos da história da Airbus, logo depois do A320 ter superado o Boeing 737 em entregas totais. A Airbus informou que a maioria dos reparos não é tão complexa quanto o inicialmente estimado, limitando necessidade de troca de hardware.

Porém, essa decisão rápida gerou preocupações sobre custos elevados, especialmente em um momento em que o setor já enfrenta dificuldades com mão de obra e suprimentos. O episódio que motivou o recall envolveu um voo da JetBlue, que teve que realizar um pouso de emergência após um problema no controle de voo.

Atualmente, existem cerca de 11,3 mil aeronaves da Airbus em operação no mundo, sendo 6,44 mil da família A320. A recomendação é a reinstalação de uma versão anterior do software, deverá ser aplicada antes do retorno dos aviões às operações.

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