Relator reduz jornada para 40 horas semanais, mas não acaba com escala 6×1 e governo quer alterar texto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A subcomissão especial da Câmara dos Deputados se reunirá nesta quarta-feira (3) para discutir o parecer final do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) sobre a proposta da escala de trabalho 6×1.

Ministros do governo Lula manifestaram críticas ao relatório de Gastão, que não sugere o fim da jornada 6×1. A deputada Erika Hilton (Psol-SP), autora do projeto que propõe a redução da jornada de trabalho no país, tem defendido essa mudança desde o ano passado.

Guilherme Boulos, ministro da Secretaria Geral da Presidência, afirmou que o parecer do relator não atende à demanda dos trabalhadores e movimentos sociais por um fim na escala 6×1.

“Fomos surpreendidos pelo relatório. A subcomissão apoia o fim da escala 6×1, mas o texto não contempla essa mudança”, protestou Boulos.

O governo pretende, nesta quarta, reverter certos pontos do relatório. As lideranças governistas concordam com a redução da jornada para 40 horas semanais, mas apenas se for acompanhada do fim da escala 6×1. A proposta é implementar uma escala 5×2, com as 40 horas semanais e sem cortes salariais.

A estratégia dos partidos governistas está alinhada com o Palácio do Planalto. Na semana passada, durante a sanção da nova lei que aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda, o presidente Lula defendeu a atualização das regras trabalhistas que estão em vigor há mais de 80 anos.

Lula destacou a necessidade de revisar as questões trabalhistas, afirmando que “não podemos continuar com a mesma jornada de trabalho de 1943”. Ele ressaltou que a revolução digital alterou a lógica da produção e que os métodos de trabalho precisam acompanhar essas mudanças.

E aí, o que você acha dessa proposta? Acha que a jornada de trabalho deveria ser revista? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diácono de igreja onde líder abusou de menores pediu “pacto de sigilo”

O caso do ex-líder da Igreja Batista Filadélfia no Guará (DF) envolve acusações de abusos sexuais contra ao menos quatro adolescentes, todos do...

Flávio Bolsonaro se reúne com dono do BTG Pactual em São Paulo

Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato às eleições presidenciais de 2026, reuniu-se com o empresário André Esteves, dono do BTG Pactual, na mansão do administrador,...

Brasil emite certidão de óbito de pianista morto na Argentina em 1976

A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no...