STF tranca ação penal contra Igor Cariús acusado de combinar cartão amarelo por R$ 30 mil em 2022

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal trancou a ação penal contra o jogador de futebol Igor Cariús, cuja identidade completa é Igor Aquino da Silva, acusado de receber vantagem indevida para pegar um cartão amarelo intencionalmente em uma partida de 2022. A decisão aponta que, embora a conduta seja reprovável e passível de sanção na esfera desportiva, não configura crime no caso concreto.

O julgamento do Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 238757, com relatoria do ministro André Mendonça, teve como voto vencedor o do ministro Gilmar Mendes, que abriu divergência. Para o decano, a conduta do atleta “atenta contra a integridade da competição esportiva”. No entanto, ele ressaltou que a ação individual não foi suficiente para alterar o resultado da partida ou do torneio, requisito para tipificar o crime previsto no artigo 198 da Lei Geral do Esporte.

“Situação absolutamente distinta seria verificada se ao paciente fosse imputada a conduta de promover reiterada e sistematicamente a obtenção artificiosa de cartões amarelos – o que, aí sim, teria o condão de influenciar o resultado da competição e, consequentemente, relevância penal”, afirmou Gilmar Mendes em seu voto.

Segundo a denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o jogador teria aceitado R$ 30 mil para provocar um cartão amarelo no jogo entre Atlético Mineiro e Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. A defesa impetrou habeas corpus pleiteando o trancamento da ação, alegando que o atleta visou apenas ao lucro em apostas, sem intenção de influenciar o resultado esportivo.

O relator, ministro André Mendonça, havia negado o pedido em decisão individual, entendendo que a análise da intenção do atleta dependia da instrução criminal. No julgamento do agravo regimental, seu voto foi vencido. O ministro Dias Toffoli acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes.

O STF destacou que os fatos já levaram a uma punição disciplinar: o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) afastou Igor Cariús das competições por um ano. Os ministros Nunes Marques e Luiz Fux não participaram da sessão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Homem morre após barra de supino cair sobre o tórax em academia de Olinda, em Pernambuco

Um homem de 55 anos morreu após ser atingido por uma barra de supino durante um treino na RW Academia, no bairro Jardim...

Cortina de pó: polícia acha droga mocada em varão e prende traficante

Polícia Civil de Goiás desmantela ponto de tráfico em Cristalina; 40 porções de cocaína são apreendidas A Polícia Civil do...

Músico é preso pela CAEMA suspeito de fazer “delivery” de drogas em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: um músico foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (02), no...