STF tranca ação penal contra Igor Cariús acusado de combinar cartão amarelo por R$ 30 mil em 2022

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal trancou a ação penal contra o jogador de futebol Igor Cariús, cuja identidade completa é Igor Aquino da Silva, acusado de receber vantagem indevida para pegar um cartão amarelo intencionalmente em uma partida de 2022. A decisão aponta que, embora a conduta seja reprovável e passível de sanção na esfera desportiva, não configura crime no caso concreto.

O julgamento do Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 238757, com relatoria do ministro André Mendonça, teve como voto vencedor o do ministro Gilmar Mendes, que abriu divergência. Para o decano, a conduta do atleta “atenta contra a integridade da competição esportiva”. No entanto, ele ressaltou que a ação individual não foi suficiente para alterar o resultado da partida ou do torneio, requisito para tipificar o crime previsto no artigo 198 da Lei Geral do Esporte.

“Situação absolutamente distinta seria verificada se ao paciente fosse imputada a conduta de promover reiterada e sistematicamente a obtenção artificiosa de cartões amarelos – o que, aí sim, teria o condão de influenciar o resultado da competição e, consequentemente, relevância penal”, afirmou Gilmar Mendes em seu voto.

Segundo a denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o jogador teria aceitado R$ 30 mil para provocar um cartão amarelo no jogo entre Atlético Mineiro e Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. A defesa impetrou habeas corpus pleiteando o trancamento da ação, alegando que o atleta visou apenas ao lucro em apostas, sem intenção de influenciar o resultado esportivo.

O relator, ministro André Mendonça, havia negado o pedido em decisão individual, entendendo que a análise da intenção do atleta dependia da instrução criminal. No julgamento do agravo regimental, seu voto foi vencido. O ministro Dias Toffoli acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes.

O STF destacou que os fatos já levaram a uma punição disciplinar: o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) afastou Igor Cariús das competições por um ano. Os ministros Nunes Marques e Luiz Fux não participaram da sessão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF declara inconstitucionalidade de IPVA sobre aviões e barcos no Ceará; entenda a decisão unânime

STF declara, por unanimidade, a inconstitucionalidade de dispositivos da legislação do Ceará que previam o IPVA para aeronaves e embarcações, reafirmando a jurisprudência...

Policiais são alvos de tiros de fuzil AK-47 no Nordeste de Amaralina

Uma tarde de pânico marcou a véspera de Natal na região do Complexo Nordeste de Amaralina, em Salvador. Policiais do 30º Batalhão foram...

Defesa do ex de Letícia Birkheuer se pronuncia e detona atriz. Leia

A defesa de Alexandre Furmanovich, ex-marido de Letícia Birkheuer, resolveu se pronunciar sobre a polêmica guarda do filho João Guilherme, após o adolescente...