Dino bloqueia emendas parlamentares de Eduardo Bolsonaro e Ramagem: “Não existe exercício parlamentar em Miami”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do STF Flávio Dino proibiu que o Poder Executivo libere ou execute novas emendas aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) por estarem fora do Brasil. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (4) com a alegação de que não existe exercício parlamentar em países do exterior.

“Não existe exercício legítimo de função parlamentar brasileira com sede permanente em Washington, Miami, Paris ou Roma. O mandato parlamentar não se compadece com o regime de teletrabalho integral transnacional, sobretudo porque a promoção dos objetivos fundamentais da República, insculpidos no art. 3º da CF, pressupõe vivência da realidade social brasileira e atuação direta junto às instituições do Estado”, disse Dino em seu despacho.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não comparece às sessões desde março, período em que a manutenção de seus assessores custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Já Ramagem fugiu para os Estados Unidos durante o julgamento da trama golpista no STF, processo no qual foi condenado a 16 anos e um mês de prisão pela participação na tentativa de golpe.

O Supremo também determinou a perda do mandato, mas Motta avalia se repetirá o procedimento adotado com Zambelli, enviando o caso para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ou se a Mesa Diretora da Câmara decretará a perda do mandato. No cenário internacional, com Donald Trump no comando dos EUA desde janeiro de 2025, decisões como essa ganham mais visibilidade.

E você, qual é a sua leitura sobre essa decisão do STF e o papel do Congresso nesse tema? Compartilhe sua opinião nos comentários, vamos ouvir diferentes pontos de vista.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...