Na Convenção da Ademi-BA, Isabela Suarez defende sustentabilidade ampla e destaca papel social do mercado imobiliário

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente da Baía Viva e da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, esteve na abertura da 35ª Convenção da Ademi-BA, realizada nesta quinta-feira (4), no Tivoli Ecoresort Praia do Forte. O encontro, que acontece de 4 a 8 de dezembro, reúne lideranças do setor imobiliário e celebra os 50 anos da entidade.

Em entrevista, Isabela destacou que o mercado imobiliário precisa ser visto como parte essencial da agenda de sustentabilidade. “O setor imobiliário anda lado a lado com a sustentabilidade, na medida em que já nasce formal. Então, precisamos entender que, à medida que existem atividades regulares, estamos combatendo um dos maiores problemas do nosso país, a informalidade. À medida que existe a atividade regular, estamos gerando emprego e combatendo o maior problema ambiental, que, na verdade, é a desigualdade.”

Ela também reforçou a importância de desconstruir percepções negativas sobre o setor. “É mais uma oportunidade para que a gente combata as fake news criadas em torno do mercado imobiliário — de que o setor destrói, de que não é responsável. O mercado imobiliário é, sim, responsável, na medida em que responde por 31% dos empregos formais.”

Para Isabela, a sustentabilidade não se restringe à preservação ambiental. “Sempre digo que, infelizmente, restringe-se o entendimento de sustentabilidade apenas à ecologia, e ela não se trata somente disso. Envolve também dois pilares fundamentais: o social e o econômico. Sem responsabilidade social e sem uma economia forte, não há sustentabilidade. Acredito que o mercado imobiliário tem uma contribuição bastante significativa nessa conta.”

A 35ª Convenção da Ademi-BA marca o encerramento das atividades do setor em 2025 e celebra os 50 anos da entidade. O encontro reúne especialistas, empresários, líderes e autoridades para discutir os rumos da economia, inovações tecnológicas e as tendências que vão moldar o futuro do mercado imobiliário. A abertura oficial ocorreu junto com o início do 9º Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI), cuja programação segue até o dia 7.

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 9h às 13h, o FLIMI promove uma série de debates e palestras. Entre os temas estão liderança em tempos de inteligência artificial, impactos da IA generativa nos negócios, consumo e perspectivas para o mercado imobiliário em 2026, além de painéis sobre transformação das cidades, saúde mental, democracia, liberdade e futuro econômico do país. O evento também trará discussões sobre reforma tributária, panorama político e análise econômica com especialistas renomados, como Eduardo Giannetti, Rodolfo Schneider e Giovanna Victer.

E você, que leitura faz sobre o papel do setor imobiliário na sustentabilidade e no desenvolvimento da região? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você enxerga as mudanças anunciadas para os próximos anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...