Caixa D’água do Tomba é reconhecido como Patrimônio Cultural de Feira de Santana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

1. A Caixa d’Água do Tomba, em Feira de Santana, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do município pela Câmara Municipal, em votação unânime.

2. O tombamento foi apresentado pelo vereador Marcos Lima, presidente da Câmara, e tem como base o valor simbólico e paisagístico da estrutura. A obra foi inaugurada pela Embasa em 1984.

3. Localizado na zona sul da cidade, o reservatório tornou-se referência geográfica e ponto turístico pela arquitetura arrojada, sendo apelidado de disco voador pelos moradores.

4. Com 30 metros de altura, o conjunto soma 20 metros de colunas e 10 metros de reservatório, integrando o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedra do Cavalo.

5. Segundo o engenheiro Paulo Merci, a inspiração veio na forma de uma Flor de Golfo.

6. Hoje, o reservatório não está em operação, pois suas especificações técnicas não atendem ao regime operacional atual do sistema hídrico da cidade.

7. E você, qual é a sua opinião sobre essa decisão? Deixe seu comentário e conte o que pensa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Federação União Progressista sai em defesa de Dias Toffoli após saída de relatoria no caso Banco Master

A Federação União Progressista divulgou, nesta sexta-feira (13), uma nota de defesa ao ministro Dias Toffoli em meio às investigações envolvendo o Banco...

“Treinamento básico”, diz técnico de curso feito por sócio de academia

Morte na piscina de academia em SP expõe falhas na supervisão de manutenção e o uso de treinamento básico de tratamento de água Uma...

Sabalenka e Swiatek anunciam ausência no WTA 1000 de Dubai; confira

Meta description: Dois dos melhores do ranking mundial confirmaram ausência no torneio dos Emirados Árabes Unidos. Sabalenka cita questões físicas e uma jogadora...