Ciclone extratropical intenso ameaça Sul do país com rajadas superiores a 100 km/h

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um ciclone extratropical de forte intensidade está previsto para afetar grande parte do Brasil entre os dias 8 e 9 de dezembro. O fenômeno, originado de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul, trará ventos severos, chuvas intensas e um mar agitado, colocando milhões de pessoas em alerta.

Meteorologistas indicam que a pressão atmosférica do ciclone pode cair abaixo de 1.000 hPa, o que facilita o surgimento de nuvens verticais e eventos climáticos extremos, como granizo e raios. A Região Sul será a mais impactada, com ventos entre 90 km/h e 120 km/h, especialmente nas serras e litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mesmo que o núcleo do ciclone não atravesse o Sudeste, seus efeitos ainda serão sentidos. Em São Paulo, ventos começam a aumentar a partir de terça-feira, com foco no litoral e na Serra do Mar. O Rio de Janeiro e Minas Gerais também sentirão impactos, principalmente nas zonas serranas.

Na Região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul está sob maior risco de rajadas de vento, enquanto Goiás e Mato Grosso podem enfrentar aumento de nebulosidade e chuvas isoladas.

O deslocamento da frente fria associada ao ciclone pode resultar em alagamentos, quedas de árvores e problemas no fornecimento de energia. A previsão é que o sistema se desloque para o mar na manhã de quarta-feira, com o tempo começando a estabilizar no Sul ao longo da quinta-feira, mas com agitação marítima persistindo nas áreas costeiras.

Fique atento e compartilhe suas previsões e experiências sobre o clima em sua região! Como você está se preparando para esse período de instabilidade?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval deve ter chuva e calor em grande parte do país

Previsão para o Carnaval: chuva localizada em grande parte do país. A previsão indica chuvas isoladas em boa parte do território, com maior...

Homicídio doloso: Justiça torna réu piloto que espancou jovem no DF

Resumo: A Justiça do Distrito Federal tornou réu o piloto de automobilismo Pedro Turra, de 19 anos, pela prática de homicídio doloso contra...

Adolescentes são apreendidos suspeitos de arremessar cão do alto de um prédio em SC

Três adolescentes foram apreendidos na noite de quinta-feira (12), em Itajaí, Santa Catarina, por maus-tratos a animais. Segundo a Guarda Municipal, eles teriam...