A toque de caixa, Senado aprova PEC que estabelece marco temporal indígena; projeto vai à Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na noite de terça-feira (9), o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O resultado foi de 52 votos a favor, 14 contrários e uma abstenção no primeiro turno, e 52 votos favoráveis, 15 contrários e uma abstenção no segundo turno. Agora, a PEC segue para a Câmara dos Deputados.

A tramitação foi acelerada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O texto, de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR), não passou pela Comissão de Constituição e Justiça e teve debates reduzidos no plenário.

Os senadores aprovaram um substitutivo apresentado por Esperidião Amin (PP-SC), que insere na Constituição a tese do marco temporal, permitindo a demarcação somente das terras ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Amin lembrou que, desde 1934, as Constituições reconhecem o princípio do marco temporal, que garante aos povos indígenas o direito à terra em que estão estabelecidos. Ele elogiou a busca do ministro Gilmar Mendes por um consenso.

Ele afirmou que, independentemente de decisões do Supremo, o marco temporal é uma realidade.

A PEC também ratifica uma lei sobre o marco temporal aprovada pelo Congresso em 2023, que visa garantir segurança jurídica no processo de demarcação.

Durante a votação, houve inclusão de um ponto que prevê indenizações a fazendeiros e a participação de proprietários rurais no processo de demarcação, além de um veto a aumentos de territórios.

Essa decisão representa uma derrota para os povos indígenas e para o governo, que se opunha à votação da PEC. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), criticou a proposta, afirmando que sua discussão deveria ser mais aprofundada.

Wagner destacou a importância da matéria, que envolve direitos históricos das comunidades. Ele votou contra, assim como o senador Otto Alencar (PSD-BA), enquanto o senador Angelo Coronel (PSD-BA) foi a favor da aprovação.

E você, o que acha da aprovação dessa proposta? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai, mãe e filho são presos com celulares furtados no Carnaval do DF. Veja vídeo

Resumo para SEO: A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu pai, mãe e filho por furto de celulares durante o Carnaval na área...

Sargento da Polícia Militar morre de infarto em Teixeira de Freitas

Sargento da Polícia Militar Kleriston Rodrigues Correia, de 47 anos, faleceu na noite deste sábado, em Teixeira de Freitas, após sofrer um infarto...

PT faz diversas orientações aos seus militantes para evitar possível crime eleitoral no desfile da Acadêmicos de Niterói

PT divulga orientações aos militantes para participar do desfile da Acadêmicos de Niterói, no Sambódromo, em homenagem ao presidente Lula. O samba-enredo celebra...