Extremo Sul da Bahia vira alvo de megaoperação após apreensão de 1,6 tonelada de cocaína enviada à Europa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal, lançou nesta quarta-feira (10) a Operação Anansi. O objetivo é combater o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro por organizações criminosas no Extremo Sul da Bahia.

A operação resultou na execução de 22 mandados de busca e apreensão, além de 10 mandados de prisão preventiva. Também foram implementadas medidas cautelares, incluindo o bloqueio de contas que podem totalizar até R$ 50 milhões.

As investigações indicam que o grupo criminoso é especializado no envio de cocaína para a Europa, utilizando embarcações pesqueiras. O Extremo Sul da Bahia é considerado um ponto estratégico para tais operações logísticas.

No final de 2024, as autoridades apreenderam uma embarcação pesqueira que transportava cerca de 1,6 tonelada de cocaína na área de Cabo Verde. Essa apreensão foi crucial para o avanço das investigações e a identificação dos envolvidos no esquema.

De acordo com os investigadores, pescadores e empresários do setor de pesca começaram a atuar como operadores do tráfico, usando seu conhecimento sobre navegação para facilitar as atividades ilícitas. A operação recebeu apoio direto da Europol e envolveu cooperação jurídica internacional, com a participação de países como Portugal, Espanha e França.

Diversos veículos, celulares e outros bens foram apreendidos durante as diligências. Esses materiais passarão por análises para rastreamento e consolidação das provas.

A Polícia Federal e o Gaeco continuam as investigações para identificar mais envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas.

A ação contra o tráfico mostra a importância da união entre diferentes órgãos e países. O que você acha sobre os esforços para combater o crime organizado? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paraná Pesquisas: Tarcísio mantém vantagem sobre Haddad e Alckmin em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o grande favorito na corrida pela reeleição em 2026, de acordo com a pesquisa...

País é “muito machista” e mulheres não são tratadas com respeito na rua, em casa ou no trabalho, mostra pesquisa

Nova pesquisa revela a realidade da violência contra a mulher no Brasil O Brasil ainda enfrenta um cenário de machismo profundo, conforme aponta a...

O minúsculo Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados

O ex-presidente Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, dos quais deverá cumprir cerca de três anos e quatro...