Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, é preso por suspeita de corrupção

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, é preso por suspeita de corrupção

O ex-presidente da Bolívia, Luis Arce, foi detido nesta quarta-feira, em La Paz, e encaminhado às instalações da polícia, sob suspeita de envolvimento em um caso de corrupção durante seu período como ministro da Economia no governo de Evo Morales (2006-2019).

  1. Arce foi preso em La Paz e levado para as instalações da polícia, por suposta participação em esquema de corrupção quando era ministro da Economia.

  2. As investigações contaram com uma ordem de apreensão emitida por autoridade fiscal, cumprida pela força de segurança.

  3. Edman Lara, vice-presidente da Bolívia, afirmou, em vídeo no TikTok, que a prisão de Arce era esperada e que todos os responsáveis deverão devolver o dinheiro público e responder à justiça.

  4. A detenção de Arce ocorre em meio a incertezas políticas, pouco mais de um mês após a posse do conservador Rodrigo Paz, que encerra duas décadas de mandatos socialistas.

  5. Entre as acusações está a transferência de recursos do tesouro público para contas de líderes camponeses, aprovadas pelo então ministro da Economia. Uma das beneficiadas foi Lidia Patty, ex-deputada de esquerda, detida na semana passada, que afirmou em interrogatório ter recebido cerca de US$ 100 mil para um projeto de cultivo de tomates.

A prisão de Arce, que deixou o poder em 8 de novembro, marca um novo capítulo na política boliviana ao nascer em meio a disputas entre o governo recém-chegado e antigos grupos que sustentaram o regime socialista por duas décadas. O caso levanta dúvidas sobre a continuidade de políticas econômicas e a possibilidade de novas desdobramentos judiciais.

E você, o que pensa sobre esses desdobramentos na Bolívia? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe quais consequências você enxerga para a região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-premiê da Coreia do Sul é condenado a 23 anos por participação na fracassada imposição da lei marcial

Ex-primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duck-soo, foi condenado a 23 anos de prisão por participação na fracassada imposição da lei marcial ordenada...

Netanyahu aceita participar do Conselho de Paz de Trump em Gaza; Suécia rejeita

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou o convite do presidente dos EUA, Donald Trump, para integrar o Conselho Supremo de Paz, criado...

Trump oficializa criação do ‘Conselho da Paz’; entenda a iniciativa

Trump oficializa a criação do Conselho da Paz, um órgão internacional que visa resolver conflitos ao redor do mundo e, segundo críticos, rivalizar...