Deputados indicam Luciano Araújo para vaga de conselheiro do TCE-BA e podem abrir disputa com Josias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento para indicar Luciano Araújo, do Solidariedade, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). O documento, que reúne o apoio de 20 parlamentares, foi entregue um dia antes da sabatina de Josias Gomes (PT) pela CCJ para a mesma vaga.

Conforme o regimento da AL-BA, são necessários pelo menos 13 signatários para apresentar a indicação. Embora a maioria das assinaturas venha da oposição, deputados da base governista também integram o grupo que apoia Luciano Araújo.

No requerimento, é citado o artigo 94 da Constituição da Bahia, que determina que 2/3 das indicações são prerrogativa da Assembleia. O documento, assinado por Raimundinho da JR (PL), defende que Luciano cumpre os requisitos constitucionais e que deve ser sabatinado pela CCJ.

O texto também detalha o currículum de Luciano Araújo, destacando atuação como assessor parlamentar, presidência do Solidariedade-BA e compatibilidade com as atribuições do cargo, conforme o pedido de sabatina.

Confira os assinantes:

  1. Raimundinho da JR (PL)
  2. Junior Nascimento (União)
  3. Nelson Leal (PP)
  4. Paulo Câmara (PSDB)
  5. Manuel Rocha (União)
  6. Diego Castro (PL)
  7. Marcelinho Veiga (União)
  8. Angelo Coronel Filho (PSD)
  9. Jordávio Ramos (PSDB)
  10. Felipe Duarte (PP)
  11. Matheus Ferreira (MDB)
  12. Ricardo Rodrigues (PSD)
  13. Samuel Júnior (Republicanos)
  14. Alan Sanches (União)
  15. Vitor Azevedo (PL)
  16. Marcinho Oliveira (PRD)
  17. Emerson Penalva (PDT)
  18. Pancadinha (Solidariedade)
  19. Cláudia Oliveira (PSD)
  20. Hassan (PP)

E AGORA? Josias Gomes e Luciano Araújo devem ser sabatinados pela CCJ na próxima terça-feira (16), a partir de 10h. A CCJ fará uma votação secreta para decidir o encaminhamento dos nomes ao plenário, onde ocorrerá a decisão definitiva sobre a indicação ao TCE-BA. No plenário, também haverá votação secreta para definir o próximo conselheiro do TCE; o vencedor será encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Na sexta, Jerônimo enviou à AL-BA a indicação de Josias Gomes para o TCE-BA. Com isso, o governo espera abrir espaço na bancada petista: a posse de Josias no TCE pode permitir o retorno temporário da suplente Elisângela Araújo a Brasília, já que ela atuou na Câmara quando Zé Neto pediu licença.

Ela deve deixar a cadeira com o retorno do também deputado Afonso Florence, atualmente licenciado para atuar como chefe da Casa Civil.

Deixe sua opinião nos comentários: quem você acredita que deve ocupar o cargo de conselheiro do TCE-BA e por quê?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resort ligado à família de Toffoli cai nas mãos de advogado da J&F

Um advogado ligado aos irmãos Joesley e Wesley Batista comprou o resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR). Em dois meses, Paulo Humberto Barbosa...

Salvador vence “Oscar” da mobilidade sustentável com BRT elétrico e ações de acessibilidade

Salvador conquistou, na última terça-feira (13), a maior premiação mundial na área de mobilidade sustentável: o Sustainable Transport Award (STA) 2026, concedido pelo...

Governadora Raquel Lyra era sócia de empresa que atua irregularmente

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), integrou o quadro societário da Logo Caruaruense, empresa que atua de forma irregular no transporte de...