TJ-BA transfere ao Ministério Público investigação sobre registros de imóveis em Barreiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Corregedoria Geral da Justiça do TJ-BA determinou o envio de toda a documentação de um procedimento ao Ministério Público Estadual (MP-BA), consolidando a transferência da apuração de fatos envolvendo o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Barreiras. A medida, autorizada pelo corregedor-geral Desembargador Roberto Maynard Frank, acompanha decisão superior da Corregedoria do CNJ.

O processo, denominado Pedido de Providências, nasceu de uma Reclamação Disciplinar na CNJ. A investigação envolvia a atuação de um magistrado da 1ª Vara Cível de Taguatinga, Tocantins, e de duas delegatárias do cartório em Barreiras, relacionadas a supostas irregularidades na abertura e restauração de livros e matrículas do registro imobiliário local. Em decisão anterior, o corregedor nacional Mauro Campbell Marques determinou o arquivamento desse procedimento disciplinar.

Apesar do arquivamento na esfera nacional, a Corregedoria Nacional manteve a necessidade de acompanhar os fatos. Assim, determinou que a Corregedoria baiana continue monitorando as investigações já em curso pelo MP-BA, com a prestação de relatórios bimestrais.

O desembargador Roberto Frank atendeu à determinação superior e decidiu pelo encaminhamento integral dos autos à 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras. A medida visa dar ciência ao Parquet de todo o trâmite ocorrido na Corregedoria e subsidiar as investigações já em curso. Com a transferência, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado suspendeu o seu próprio feito por sessenta dias, aguardando eventuais novos comunicados do Ministério Público e, então, o caso será reanalisado pela assessoria especial.

Este movimento aponta para uma apuração coordenada entre órgãos, mantendo o escrutínio sobre as irregularidades no registro imobiliário da região.

Participe com seus comentários e opiniões sobre esse tema, contribuindo com a discussão sobre como a cooperação entre corregedorias e o Ministério Público pode fortalecer a transparência em procedimentos envolvendo registros públicos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro grosseiro: multa para moto mostra foto de Jeep e aplica infração a 800 km de distância

Teixeira de Freitas – Júlio César, morador de Teixeira de Freitas, recebeu uma multa de trânsito com falha grave de identificação emitida pela...

STF nega reclamação do município de Salvador e mantém decisão que garante aposentadoria integral a servidora

Decisão do STF mantém o direito de uma servidora de Salvador à aposentadoria com proventos integrais, negando seguimento a reclamação do município sobre...

Cinco mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos de roubos de canetas emagrecedoras, em Salvador

Cinco mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, por equipes das Polícias Civil, Militar e...