Atendimento jurídico e social: Defensoria leva serviços à Esplanada

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A última edição de 2025 da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) chega à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na quarta-feira (17/12). O mutirão acontece das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional Leonel Brizola, com foco no Natal e no acesso a serviços para moradores em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa, coordenada pela DPDF, reúne atendimento jurídico, orientação social e serviços de saúde e cidadania em um único encontro público. Segundo o defensor público-geral, Celestino Chupel, levar atendimento próximo à população é uma forma prática de garantir dignidade, direitos e fortalecimento da cidadania.

A defesa pública destaca ainda o impacto social do movimento: fortalecer a autoestima, orientar famílias e ampliar o acesso à informação, especialmente em um período tão significativo como o Natal. A defensora pública Patrícia Albuquerque Tavares enfatiza esse papel de cuidado comunitário.

Serviços oferecidos Em síntese, a ação envolve diversos órgãos e atendimentos: Defensoria Pública do DF oferece assistência jurídica, atendimento psicossocial (Suap) e exames de DNA gratuitos; Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) traz serviços do Na Hora; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) oferece vagas de emprego, Cesta do Trabalhador, atendimento ao empregador, CTPS Digital, inscrições e orientações para cursos, Programa PROSPERA (microcrédito) e orientação profissional; Polícia Civil do DF realiza a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) disponibiliza serviços do Cras; Escola de Barbeiros Roberto Ramos oferece corte de cabelo e barba; Caixa Econômica Federal oferece desbloqueio de aplicativos, emissão de boletos, cartão social, conta corrente e poupança, consulta ao PIS/FGTS e renegociação de dívidas; Caesb distribui água potável, oferece negociação de dívidas, alteração de titularidade, suspensão, religação, revisão de conta e agendamentos; Sesc oferece Van Saúde do Homem, consultas de enfermagem e testes rápidos; Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realiza vacinação; Neoenergia detalha dúvidas e solicita serviços; Incide – Projeto Visão para Todos realiza exames de vista; Secretaria de Turismo do DF emite carteiras de artesãos e manualistas.

Se você é morador da cidade ou trabalha na região, vale ficar atento às oportunidades deste mutirão que reúne serviços da Defensoria, Segurança, Desenvolvimento Econômico, Social e Saúde, tudo pensado para facilitar o acesso a direitos e serviços públicos em um único dia.

Se você pretende participar ou já participou de edições anteriores, conte nos comentários como foram as suas experiências e quais atendimentos foram mais úteis para você e para a sua localidade. Sua opinião ajuda a abrir caminhos para ações futuras e mais próximas da realidade dos moradores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem é a “viúva do tráfico” presa durante operação contra facção no Sul da Bahia

Presa na manhã desta segunda-feira (15), em Ilhéus, no Sul da Bahia, Kananda Hemerly Moreira, 29 anos, viúva de um dos chefes da...

O destino de Fernando Haddad, o ministro que deu certo

Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda no terceiro governo de Lula, teve a percepção da economia pelos brasileiros sob o olhar do DataFolha:...

Recesso do MPT na Bahia: prazos processuais suspensos de 20 de dezembro a 20 de janeiro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia entrará em recesso de atividades regulares de 20 de dezembro de 2025 a 6 de...