A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). A aprovação ocorreu após o parlamentar passar por sabatina, na manhã desta terça-feira (16), passando por votação secreta, por meio de cédulas físicas.
A convocação para a sabatina foi realizada pelo presidente da CCJ, deputado estadual Robinson Almeida (PT), no último sábado (13). Robinson foi também o relator da indicação de Josias. A indicação dele para a cadeira no TCE-BA ocorreu na última quinta-feira (11), quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou a indicação à AL-BA.
Agora, a indicação de Josias ao TCE-BA será apreciada em plenário na AL-BA, provavelmente, em votação secreta. Se aprovada, a indicação passará para sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A ideia anterior era que a indicação fosse levada a plenário ainda na terça, juntamente com a votação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), que também foi indicado ao TCE, sendo sabatinado na última semana.
Durante a sabatina, em sua declaração, expressou orgulho e mencionou o interesse e a vontade de servir ao Estado nas atividades do TCE.
“Para mim é um orgulho, e eu falei isso ontem com diversas pessoas, que sei do quanto cada uma e cada um de nós tem em nossas atividades parlamentares o interesse e a vontade de servir ao Estado, seja nesta Casa, seja na Câmara Federal, como foi o meu caso, por cinco mandatos, ou nessa nova investida que o governador me incumbiu, a quem agradeço e me coloco à disposição de vocês todos, colegas parlamentares, para que a gente possa dialogar e entender o quanto eu posso ser importante nesse processo. Quero ter a confiança de todos os parlamentares que pertencem à Comissão de Constituição e Justiça, mas também, quando for ao plenário, contar com o apoio de todos vocês e a certeza de que terão alguém lá no Tribunal de Contas do Estado que saberá como ninguém ouvi-los”, afirmou.
Ele ainda citou duas decisões importantes do Tribunal de Contas do Estado em relação ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e construção da Ponte Salvador-Itaparica.
“Quero aqui chamar a atenção para duas importantes decisões do Tribunal de Contas do Estado em relação a projetos estratégicos, o VLT e a ponte Salvador Itaparica. Todo o esforço foi feito na direção de que fosse possível viabilizar as duas obras que estão já iniciadas. Esse foi um papel importante. Claro que a contribuição da Assembleia Legislativa é inegável em todo esse processo”, comentou.
Josias ainda se dirigiu ao líder da oposição, Tiago Correia (PSDB), revelou uma ligação com o parlamentar, com quem tem uma relação, e expressou sua disposição de dialogar com a oposição.
“Quero aqui me dirigir ao líder da oposição, Tiago Correia, que é uma pessoa com quem eu tenho uma relação e tomei a iniciativa de fazer uma ligação. Então, logo, o governador me anunciou para dizer a ele a minha disposição de dialogar com a oposição por entender que essa não é uma função de oposição ou de governo. Isso eu fiz questão de frisar a ele e que estou, me coloquei à disposição, claro que pedi o voto, mas fiz questão de falar com ele da importância do diálogo no sentido de esclarecer qualquer assunto que diga a respeito à indicação, para que a gente possa ter uma boa performance aqui e que eu possa ser indicado, confirmado a indicação ao Tribunal de Contas por esse plenário da comissão e, em seguida, no plenário geral da Casa”, concluiu.

Facebook Comments