Lula anuncia saída de Sabino do Ministério do Turismo e encaminha filho de deputado do União Brasil como substituto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deve deixar o cargo em breve. O anúncio, feito nesta quarta-feira (17), ocorre após a União Brasil expulsá-lo por ele ter decidido permanecer no governo, mesmo com o rompimento da sigla com o PT.

Segundo a Folha de S. Paulo, Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), deve assumir o posto. Gustavo já exerceu o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

A indicação partiu do grupo mais governista da bancada, que reúne cerca de 20 a 22 entre 59 deputados, e é integrada pelo ex-ministro Juscelino Filho (MA), pelo líder da bancada, Pedro Lucas Fernandes (MA), e pelo próprio Damião, com aval do presidente da sigla, Antonio Rueda.

No final de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil recomendou a expulsão de Sabino e a dissolução do diretório do Pará, além de nomear uma comissão provisória. A decisão foi formalizada na reunião da executiva nacional no dia 8. Sabino reagiu nas redes, dizendo que a expulsão ocorreu por ele ter se mantido no governo e por “ajudar o Pará”, e destacou a pré-candidatura ao Senado em 2026.

Como você avalia esses movimentos dentro da União Brasil e o impacto na política do Congresso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: procuradores abrem investigação criminal contra presidente do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou neste domingo (11/1) que procuradores federais abriram uma investigação criminal envolvendo a reforma de...

Galo e Cruzeiro tropeçam: veja resultados da 1ª rodada do Mineiro

Para eu entregar o resumo exatamente como você pediu (texto único, curto, bem estruturado, otimizado para SEO, pronto para WordPress, com parágrafos justificáveis,...

Venezuela reage a Trump e reafirma apoio a Cuba após tensões

A Venezuela divulgou neste domingo (11/1) um comunicado oficial em resposta à escalada de tensões entre os Estados Unidos e Cuba, após o...