Lula anuncia saída de Sabino do Ministério do Turismo e encaminha filho de deputado do União Brasil como substituto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deve deixar o cargo em breve. O anúncio, feito nesta quarta-feira (17), ocorre após a União Brasil expulsá-lo por ele ter decidido permanecer no governo, mesmo com o rompimento da sigla com o PT.

Segundo a Folha de S. Paulo, Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), deve assumir o posto. Gustavo já exerceu o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

A indicação partiu do grupo mais governista da bancada, que reúne cerca de 20 a 22 entre 59 deputados, e é integrada pelo ex-ministro Juscelino Filho (MA), pelo líder da bancada, Pedro Lucas Fernandes (MA), e pelo próprio Damião, com aval do presidente da sigla, Antonio Rueda.

No final de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil recomendou a expulsão de Sabino e a dissolução do diretório do Pará, além de nomear uma comissão provisória. A decisão foi formalizada na reunião da executiva nacional no dia 8. Sabino reagiu nas redes, dizendo que a expulsão ocorreu por ele ter se mantido no governo e por “ajudar o Pará”, e destacou a pré-candidatura ao Senado em 2026.

Como você avalia esses movimentos dentro da União Brasil e o impacto na política do Congresso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner Moura detona Bolsonaro no exterior: “É fã da ditadura”

Wagner Moura revela que viveu no Brasil sob um governo que ele descreve como “fascista” e enfrentou uma censura cínica após lançar Marighella,...

Em evento com Lula, Otto Alencar confirma apoio a Wagner e Rui Costa ao Senado e cita “conspirações”

O senador Otto Alencar (PSD) confirmou, nesta sexta-feira (6), que apoiará Jaques Wagner à reeleição e Rui Costa à segunda vaga da chapa...

Desenho de orixá: 1º PM que invadiu escola depõe após cobranças de delegado

Quase três meses após policiais militares invadirem uma escola com base num desenho infantil de uma orixá, o primeiro agente envolvido na ação...