O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deve deixar o cargo em breve. O anúncio, feito nesta quarta-feira (17), ocorre após a União Brasil expulsá-lo por ele ter decidido permanecer no governo, mesmo com o rompimento da sigla com o PT.
Segundo a Folha de S. Paulo, Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), deve assumir o posto. Gustavo já exerceu o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.
A indicação partiu do grupo mais governista da bancada, que reúne cerca de 20 a 22 entre 59 deputados, e é integrada pelo ex-ministro Juscelino Filho (MA), pelo líder da bancada, Pedro Lucas Fernandes (MA), e pelo próprio Damião, com aval do presidente da sigla, Antonio Rueda.
No final de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil recomendou a expulsão de Sabino e a dissolução do diretório do Pará, além de nomear uma comissão provisória. A decisão foi formalizada na reunião da executiva nacional no dia 8. Sabino reagiu nas redes, dizendo que a expulsão ocorreu por ele ter se mantido no governo e por “ajudar o Pará”, e destacou a pré-candidatura ao Senado em 2026.
Como você avalia esses movimentos dentro da União Brasil e o impacto na política do Congresso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments