Bahia registra mais de 2 mil falhas na assistência à saúde em crianças de 0 a 11 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia registrou 2.859 falhas na assistência à saúde em crianças de 0 a 11 anos entre 1º de janeiro e 14 de dezembro de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) compilados e divulgados pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

Em âmbito nacional, foram notificados 459.746 eventos adversos e falhas na assistência à saúde em serviços públicos e privados. Desse total, 47.853 ocorrências envolveram o público de 0 a 11 anos. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 43.944 eventos nessa faixa etária.

Ainda na Bahia, as faixas de 29 dias a 1 ano, 2 a 4 anos e 5 a 11 anos notificaram 837, 987, 424 e 611 ocorrências, respectivamente. Segundo a SOBRASP, esses números revelam um cenário preocupante para as crianças.

Entre os hospitais, as principais causas estão falhas na comunicação entre os profissionais de saúde e os familiares e a falta de envolvimento da própria criança no cuidado. Isso pode levar a danos como lesões por pressão, quedas e administração incorreta de medicamentos.

Promover a participação do paciente na segurança dos cuidados implica integrá-lo na tomada de decisão, de forma consciente e informada. “Desta forma, o paciente e seus familiares, em especial quando se trata de crianças e adolescentes, devem conhecer todo o plano de diagnóstico e tratamento delineado pela equipe de saúde, participando de ações como: prover todas as informações sobre histórico de doenças prévias, alergias e outras circunstâncias, identificar mudanças não planejadas ocorridas no cuidado, questionar ativamente as propostas de tratamento e acompanhar sua execução”, alerta a pediatra Priscila Amaral, membro da SOBRASP.

Essa participação é vista como caminho para reduzir danos e aumentar a segurança, especialmente entre os pacientes mais vulneráveis. A experiência de famílias é fundamental para aperfeiçoar o atendimento em saúde infantil.

Convido você a compartilhar suas impressões, dúvidas ou experiências sobre a participação da família na segurança do cuidado em saúde de crianças nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Além de Isis Valverde e Pitombo: artistas que já revelaram ter stalker

Prisão em Rio de Janeiro reacende o debate sobre stalking envolvendo figuras públicas. Um homem foi detido em flagrante pela Delegacia Antissequestro (DAS)...

Moraes amplia prazo da PF para perícia sobre Alzheimer de Heleno

STF prorroga prazo para laudo de saúde do general Augusto Heleno O ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator das ações ligadas...

Ivete Sangalo se junta a Carlinhos Brown para 28ª edição do Movimento Você e a Paz em Salvador

A cantora Ivete Sangalo se junta a Carlinhos Brown e Nando Cordel na 28ª edição do Movimento Você e a Paz,...