Mulher sofre ataque de capivara durante mergulho e fica sem parte da nádega

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Capivara ataca mulher durante mergulho em Florianópolis; caso é isolado, dizem autoridades

Fabiana Lenz, 32 anos, psicóloga e escritora, foi atacada por uma capivara enquanto mergulhava na lagoa da Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, no início de dezembro. O episódio resultou em ferimentos graves, com mordidas no abdômen, nas nádegas e no braço direito, exigindo 19 pontos no abdômen.

O ataque durou apenas alguns segundos, mas foi intenso. “Por milímetros meu intestino não foi perfurado. Fiquei com o nervo da perna exposto e quase perdi a mobilidade”, relatou Fabiana.

Ela estava acampando há dois dias na região quando decidiu dar o último mergulho antes de seguir viagem. Ao emergir, sentiu o impacto no abdômen; a capivara voltou e arrancou parte da nádega direita. O namorado, que estava próximo, entrou na água para ajudá-la a sair do local.

Fabiana foi resgatada pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar, e levada ao Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago. No hospital, passou por exames, recebeu vacinas antirrábicas e iniciou tratamento com antibióticos, analgésicos e antivirais. Ela foi liberada no mesmo dia e retorna ao lar para recuperação com mobilidade reduzida, com curativos e acompanhamento médico.

A Floram, Fundação Municipal do Meio Ambiente, informou que o ataque é um caso isolado e que episódios como esse são raros. A instituição explicou que a capivara pode ter reagido por ter sido surpreendida dentro da água, ambiente de refúgio para a espécie, que é herbívora. Não há indicações de predadores na região nem de superpopulação de capivaras em Florianópolis.

Apesar de avistamentos mais frequentes, a Floram reforça que a cidade não registra uma população excedente de capivaras. O animal continua sendo nativo da região e tem ocupado áreas naturais e urbanas pela ausência de predadores.

Quem acompanha a fauna urbana é convidado a ficar atento a novos relatos na cidade e a compartilhar experiências com capivaras em áreas próximas. Deixe seu comentário com opiniões ou perguntas sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que é preciso saber sobre o acordo UE-Mercosul

Meta description: Acordo UE-Mercosul após 25 anos de negociação, eliminação de tarifas, impactos na agricultura, indústria, energia e tecnologia; cronograma de assinatura e...

Chuvas deixam mais de 46 mil imóveis sem energia em SP

Chuvas fortes em São Paulo deixaram mais de 46 mil domicílios sem energia na Grande São Paulo nesta manhã de quarta-feira (17), com...