Trump faz balanço do 1º ano de governo e destaca reversão da imigração, aumento de investimento e empregos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um balanço do seu primeiro ano de governo em discurso à nação, destacando avanços em segurança de fronteiras, controle de preços e fortalecimento da economia. Em menos de um ano, afirmou, ocorreram mudanças que não se viam em governos anteriores, incluindo a afirmação de que zero imigrantes ilegais entraram no país nos últimos meses.

Trump garantiu ter encerrado o que chamou de “invasão” às fronteiras, com imigrantes indo embora e abrindo espaço para mais casas e empregos para os moradores norte-americanos. “Estamos fazendo a reversão da imigração”, disse, ressaltando que a fronteira está segura, os preços caindo, e a nação mais forte e respeitável como nunca.

Na economia, o republicano destacou salários em alta, com ganhos acima da inflação, mais pessoas trabalhando e recorde de investimentos — $18 trilhões no país — atribuindo parte desse sucesso às tarifas. Anunciou que, no próximo ano, haverá os maiores cortes de impostos da história.

No âmbito externo, Trump afirmou ter encerrado oito guerras, levando a paz ao Oriente Médio, resultado de ações que, segundo ele, terminaram conflitos iniciados por governos anteriores. A força norte-americana seria responsável por esse marco de pacificação.

O balanço reforça a linha de campanha de “fazer os EUA grandes novamente”, com foco na segurança das fronteiras, controle de preços, crescimento econômico e soberania internacional. E você, o que achou dessas declarações sobre o desempenho do governo? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiem posição dos EUA sobre a Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, atual líder desde janeiro de 2025, voltou a ligar política comercial à segurança nacional ao afirmar que...

Protestos no Irã perdem força após repressão violenta que deixou milhares de mortos

Protestos no Irã perdem força após repressão violenta que deixou milhares de mortos A mobilização que começou em Teerã, em 28 de dezembro, contra...

Lula se reúne com líderes da União Europeia no Rio de Janeiro

Lula está no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, reunindo-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do...