Vereador preso por tráfico atuava no Bonde do Maluco desde 2020, diz MP-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Itabela, na Costa do Descobrimento, é cenário de uma denúncia que envolve o vereador Lucas de Souza Lemos, do União. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) aponta que ele integrava o Bonde do Maluco (BDM) desde pelo menos 2020, atuando no tráfico de drogas, na associação para o tráfico e no financiamento da atividade criminosa.

Em novembro, Lemos foi preso em flagrante pela Polícia Militar dentro da casa do líder do BDM em Itabela. No último dia 9 de dezembro, a Justiça decidiu pela manutenção da prisão preventivo do edil, mantendo o risco de continuidade das ações criminosas apontadas pelo MP-BA.

Segundo o MP-BA, o vereador exercia um papel estrutural e multifacetado na organização, com atuação estável ao longo dos anos. Em 2022, a participação teria se intensificado, envolvendo tráfico de drogas, financiamento do tráfico, associação criminosa e o compartilhamento de informações estratégicas sobre facções rivais.

A denúncia também aponta envolvimento em ações de contrainteligência, ocultação de provas de homicídio e obstrução de investigações. Na operação que resultou na prisão de Lemos, outros dois suspeitos foram alvos; um deles tentou fugir, trocou tiros com a polícia, foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Após a prisão, a Câmera de Vereadores de Itabela suspendeu o mandato do vereador. Em nota, o presidente do União Brasil no município, Jorge Leones Santana Costa, afirmou que a legenda foi surpreendida pela denúncia e acompanhará as investigações para decidir sobre providências. O G1 informou que tenta localizar a defesa de Lucas de Souza Lemos para posicionamento.

O caso levanta debates sobre crime organizado e atuação de autoridades locais na Costa do Descobrimento, com desdobramentos políticos para a cidade de Itabela.

E você, o que pensa sobre esse desdobramento? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua visão sobre o papel de representantes eleitos no combate ao crime.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça suspende cláusula sobre aviso prévio em convenção da limpeza na Bahia após ação do MPT

A 13ª Vara do Trabalho de Salvador concedeu uma liminar suspendendo, de imediato, uma cláusula da convenção coletiva 2025/2026 do setor de limpeza...

Mãe do deputado federal Félix Mendonça Júnior, dona Maria Helena falece nesta quinta

A mãe do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), Dona Maria Helena Mendonça, faleceu na manhã desta quinta-feira (18), em Salvador, aos 88...

Saibam quem são as quatro vítimas que morreram em acidente na Chapada Diamantina

Foram identificadas as quatro vítimas do acidente ocorrido na tarde da última terça-feira (16), envolvendo um caminhão de serviços elétricos que invadiu um...