O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, destacou nesta sexta-feira as ações voltadas ao esporte e ao uso social dos espaços públicos ao longo do trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, em Salvador. A primeira viagem-teste do sistema ocorreu entre Calçada e Lobato, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro Rui Costa e outras autoridades.
Além da implantação do modal de transporte, o governo planeja intervenções que envolvem a criação de equipamentos esportivos e áreas destinadas à prática de atividades físicas nos bairros atendidos pelo VLT.
“Ao longo do percurso nós vamos instalar quadras, pistas de skate, campos de futebol e áreas para práticas esportivas e sociais. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, junto com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia, vai atuar para promover projetos sociais e esportivos ao longo de todo o trajeto”, afirmou Augusto.
Segundo ele, as ações esportivas caminham em paralelo à geração de empregos e à qualificação profissional durante as obras do VLT.
“Só durante a obra do VLT, 2.600 empregos estão sendo gerados. Nós estamos atuando com qualificação profissional e intermediação para o trabalho, ao mesmo tempo em que estruturamos espaços que vão permitir atividades esportivas e sociais permanentes para a população”, disse.
Augusto Vasconcelos afirmou ainda que o planejamento do VLT considerou demandas específicas das regiões ao longo do trajeto, incluindo trabalhadores e grupos que utilizam os espaços públicos para geração de renda e atividades tradicionais.
“O projeto permite investimentos em revitalização urbanística e em equipamentos que fortalecem o convívio social, o esporte e a ocupação dos espaços públicos ao longo de todo o percurso do VLT”, explicou.
PROJETO DO VLT — Com investimento estimado em R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá cerca de 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, com extensão prevista até o bairro do Comércio.
No Trecho 1, entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, o avanço físico é de 33,79%. O Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, registra 19,99% de execução. Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, apresenta 2,11% de avanço, com conclusão prevista para 2028.
O sistema contará ainda com wifi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, câmeras com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real.
A iniciativa reforça a revitalização urbana, a promoção de atividades esportivas e a ocupação de espaços públicos ao longo do trajeto, impactando positivamente as regiões atendidas pela obra.
Convidamos você a deixar sua opinião nos comentários sobre o VLT de Salvador e as intervenções previstas para as regiões ao longo do trajeto.

Facebook Comments