Museu das Favelas aluga espaço para filme de Bolsonaro e causa revolta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O aluguel de espaços culturais para cenas do longa Dark Horse, que retrata o ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou polêmica em SP. De acordo com a produção, o Museu das Favelas foi locado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, entre 6h e 12h, pelo valor de R$ 57 mil, contemplando escadarias de entrada, foyer, hall multiuso, sala de reunião nº 8 e áreas externas. A decisão causou reação entre parte do staff, que vê o espaço ligado à cultura periférica como inadequado a políticas do governo Bolsonaro, incluindo a gestão da pandemia. Ainda neste ano, o museu recebeu uma exposição de Racionais MC’s.

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo afirmou que a autorização não envolveu o uso de exposições, acervos, obras de arte ou marcas institucionais. Segundo o órgão, a política de locação de espaços temporários em equipamentos culturais estaduais é regida por contratos de gestão, com acesso democrático, impessoal e transparente, assegurando a preservação do patrimônio.

Além do Museu das Favelas, o longa também gravou cenas no Memorial da América Latina entre 19 e 22 de novembro. O uso do espaço custou R$ 125.921,36, pagos ao governo estadual, e incluiu o Auditório da Biblioteca Latino-Americana, a Praça da Sombra, o Foyer do Auditório Simón Bolívar e o Anexo dos Congressistas.

Dark Horse é dirigido por Cyrus Nowrasteh, com roteiro assinado por Mario Frias, ex-secretário especial de Cultura no governo Bolsonaro. O objetivo é alcançar público internacional ao retratar a trajetória política do ex-presidente. Enquanto isso, Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e está preso em Brasília desde 22 de novembro.

A produção segue mantendo o foco de lançar o longa em 2026, com a ideia de chegar a audiências globais. A utilização de espaços culturais de peso para filmagens sobre figuras políticas tem gerado debates sobre limites entre produção audiovisual e o papel dessas instituições na vida da cidade. Compartilhe a sua opinião nos comentários: você acha apropriado usar locais culturais para filmes com narrativas de figuras políticas controversas?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gustavo Feliciano é nomeado novo ministro do Turismo

O presidente Lula da Silva nomeou Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial...

Curtas e venenosas: Certeza que daqui a pouco Claudia Leitte pede o fim do STF

Vida injusta é o tema do desabafo de uma mãe: criar, educar e manter a família, e ainda assim ser renegada. Ela cita...

Após polêmica, Lorena Maria desabafa e revela diagnóstico de doença

Dias após repercutir nas redes sociais ao acusar o ex-companheiro, MC Daniel, Lorena Maria voltou a falar publicamente nesta sexta-feira (19/12). Em nova...