Após TSE aprovar nova federação, Marcinho Oliveira pede inclusão do PRD em bloco parlamentar com PL e Solidariedade na AL-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no início de dezembro, a criação da federação Renovaçao Solidária, formada pelo Solidariedade e pelo Partido Renovação Democrática (PRD). O deputado estadual Marcinho Oliveira, atual presidente estadual do PRD na Bahia, solicitou a inclusão do PRD no bloco parlamentar formado por PL e Solidariedade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em outubro, Marcinho já tinha comunicado à AL-BA sua migração do União Brasil para o PRD.

O ofício encaminhado para a presidência da Casa foi enviado na última sexta-feira (19). Na Bahia, a presidência da federação entre o PRD e o Solidariedade ficará a cargo dos presidentes estaduais de cada legenda, com um colegiado de quatro integrantes. Cada parlamentar indicará um dirigente para ocupar a liderança da federação.

A partir de 2021, o cenário político brasileiro passou a contar com as federações partidárias, formas de união entre legendas com afinidade programática. Nessas entidades, a união funciona como uma única agremiação por pelo menos quatro anos, com abrangência nacional.

Ao adotar essa estrutura, as federações funcionam como esteio para eventuais fusões ou incorporações entre os partidos integrantes. O mecanismo já passou a vigorar para as Eleições de 2022.

Com o registro da federação Renovaçao Solidária, quatro federações já foram aprovadas pelo TSE, reunindo nove legendas. São elas:

  • Federação Brasil da Esperança (FE Brasil): PT, PCdoB e PV;
  • Federação PSDB Cidadania: PSDB e Cidadania;
  • Federação PSOL Rede: PSOL e Rede Sustentabilidade;
  • Federação Renovaçao Solidária: Solidariedade e PRD.

O momento marca a consolidação de novas formas de atuação entre partidos, com impacto sobretudo para o mapa político da Bahia e para as estratégias futuras de fusões entre legendas.

Curioso para saber como as federações vão influenciar o cenário eleitoral? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe seus pontos de vista sobre esse novo modelo de atuação partidária no Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval: Acadêmicos do Baixo Augusta critica organização após tumulto

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos mais tradicionais do Carnaval de Rua de São Paulo, criticou a organização da Prefeitura após...

Batida impressionante interrompe corrida da Asian Le Mans Series

Meta descrição: Incidente envolvendo Memo Gidley em uma Ferrari que tocou a traseira esquerda de Michael Jensen. Palavras-chave: Memo Gidley, Ferrari, Michael Jensen, incidente...

2º turno das eleições em Portugal é adiado em algumas cidades

O segundo turno das eleições presidenciais em Portugal sofreu adiamentos pontuais neste domingo (8) em áreas atingidas por inundações provocadas por tempestades recentes,...