PGR se manifesta a favor de semiaberto para o hacker Walter Delgatti

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sinalizou, nesta segunda-feira (22/12), que é favorável à progressão de Walter Delgatti para o regime semiaberto. O posicionamento foi enviado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à PGR, após a defesa do hacker solicitar a mudança. O documento indica que o parecer do procurador-geral Paulo Gonet é favorável à medida, mas ainda depende da decisão de Moraes.

Delgatti cumpre pena em regime fechado por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, segundo a acusação, ter emitido um mandado de prisão falso contra Moraes, sob ordens da ex-deputada Carla Zambelli. Ele foi condenado a oito anos e três meses de prisão, na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecido como o “presídio dos famosos”.

Ele já cumpriu um ano, onze meses e cinco dias da pena — cerca de 20% da sentença — o que, em tese, sustenta o direito à progressão de regime. Além disso, o Ministério Público destacou a boa conduta do reeducando durante o tempo de reclusão, com o atestado de conduta carcerária atestando seu bom comportamento.

Apesar da manifestação da PGR, não há prazo definido para a decisão de Moraes. A defesa de Zambelli, que também foi condenada na mesma ação, permanece presa na Itália desde julho, após fugir do Brasil.

Em síntese, o parecer da PGR dá caminho aberto para a possível mudança de regime de Delgatti, ainda sem data para a decisão final de Moraes. O caso envolve questões técnicas de cumprimento de pena, conduta prisional e a situação internacional de Zambelli.

Conte para a gente: você acha que a progressão de regime é adequada neste caso? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o desfecho deste processo e a aplicação das regras de progressão de pena.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Piripoqueiras se unem para curtir Fuzuê desde 2018

As piripoqueiras se reuniram por mais um ano no circuito Orlando Tapajós, neste domingo (8), para o...

“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ. Veja vídeo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Ílion na manhã deste domingo (8/2) em Samambaia Norte, DF, desmantelando uma associação...

Bloco Baianas do Reino de Oyá participa de Fuzuê 2026

Baianas de Acarajé marcam presença no Fuzuê 2026 com o Bloco Baianas do Reino de Oyá Para elas, a música do Carnaval...