Rodoanel Norte: primeiro trecho de 24 km é liberado com pedágio sem cancela
O primeiro trecho do Rodoanel Norte, com 24 quilômetros, será liberado para tráfego na terça-feira (23). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participa da solenidade de inauguração nesta segunda-feira (22).
O trecho liga as rodovias Fernão Dias e Dutra, com conexão ao trecho Leste do próprio Rodoanel, próximo à Rodovia Ayrton Senna. As vias ficarão entre três e quatro faixas por sentido, incluindo pontes e viadutos, totalizando 24 quilômetros segregados com entradas e saídas apenas no início e no fim do trajeto.


Quanto ao pedágio, o trecho contará com dois pórticos eletrônicos do sistema free flow – um em cada sentido – sob o modelo Siga Fácil Sem Parar. Os pontos ficam em Guarulhos: km 135+120 (sentido externo/Fernão Dias) e km 135+140 (sentido interno/Dutra).
As tarifas, divulgadas pela Artesp, variam conforme a categoria do veículo. A tarifa cheia mais alta será de R$ 27,74 para caminhões e ônibus; veículos leves pagarão R$ 4,62, com desconto de 5% para quem usar tags de pagamento automático, custando R$ 4,38.
O primeiro trecho prevê vias de três a quatro faixas e quatro túneis, sendo o maior com 940 metros. O acesso ao Rodoanel pela Dutra capta visitantes na Fernão Dias; no sentido contrário, é possível entrar na Dutra pela região de Arujá ou seguir para o Leste do Rodoanel, rumo aos Imigrantes.
O segundo trecho do Rodoanel Norte deve ser entregue apenas no 2º semestre de 2026, conectando-se ao trecho Oeste, na altura da Rodovia dos Bandeirantes. Ao todo, o Rodoanel Norte terá 176 quilômetros quando os demais trechos estiverem finalizados.
Custos e andamento — a obra completa do trecho Norte está estimada em R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões de investimentos da concessionária Via Appia. O processo de retomada ocorreu após interrupções e paralisações entre 2013 e 2018, com a licitação retomada em 2023 e retomada das obras em abril de 2024.
Este anúncio integra o pacote de infraestrutura de ligação viária ao redor de São Paulo, completando o anel viário de 176 quilômetros que já encircula a capital desde a década de 1990. A obra envolve ações de planejamento, operação de pedágio eletrônico e melhorias no tráfego regional, com impactos na mobilidade de moradores e usuários das rodovias do estado.
Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que o Rodoanel Norte vai melhorar o fluxo de veículos na região metropolitana? Quais impactos você prevê para o tráfego diário e para o acesso às principais vias de ligação?


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