Defesa de Bolsonaro pede internação para dia 24 e cirurgia no Natal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou documento ao ministro do STF Alexandre de Moraes pedindo internação e cirurgia para correção de duas hérnias inguinais, com previsão de realização no hospital DF Star, em Brasília, durante o feriado de Natal. Moraes exige autorização e cronograma para o procedimento.

Pedido para cirurgia:

  • 14 de dezembro – ultrassom identificou duas hérnias inguinais.
  • 15 de dezembro – a defesa pediu autorização para a realização urgente do procedimento cirúrgico.
  • O ministro determinou o envio dos exames e laudos médicos apresentados pela defesa para análise de peritos da Polícia Federal, além de exigir que Bolsonaro passasse por perícia, realizada em 17 de dezembro.
  • 19 de dezembro – Moraes autorizou o procedimento, após os laudos da PF apontarem a necessidade da cirurgia em caráter eletivo.

Moraes também analisou o laudo da PF que indicou a cirurgia em caráter eletivo, autorizando a realização, desde que haja prévio agendamento. A decisão ressaltou que a intervenção não tem caráter de urgência.

Segundo o laudo, embora não seja uma emergência, os peritos da PF recomendaram que o procedimento seja feito o mais breve possível devido à piora do quadro clínico e ao risco de complicações caso haja agravamento da condição.

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro, após queimar a tornozeleira eletrônica que usava. Em 25 de novembro começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão no processo relacionado à trama golpista.

Hérnia inguinal bilateral

A perícia médica do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal constatou hérnia inguinal bilateral, condição que afeta os dois lados da virilha. A hérnia ocorre quando parte do intestino ou de outro tecido interno empurra por um ponto enfraquecido da musculatura abdominal, provocando dor e desconforto.

Exames realizados em agosto de 2025 não indicavam a presença de hérnias. Em novembro, médicos identificaram clinicamente uma hérnia em apenas um lado. Em dezembro, exames de imagem confirmaram que a condição passou a afetar ambos os lados da região inguinal.

Segundo os peritos, a piora pode estar relacionada ao aumento da pressão dentro do abdômen, associado a episódios de soluços persistentes e tosse crônica relatados por Bolsonaro. Também foram registrados desconforto na virilha, dificuldades para dormir e problemas na alimentação. Até o momento, não houve complicações graves indicadas nos laudos.

Caso tenha interesse, deixe seu comentário com sua opinião sobre a decisão, possíveis impactos para a saúde pública e o andamento do caso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show de Wesley Safadão no interior da Bahia vira polêmica após ser custeado com emenda Pix

A contratação do cantor Wesley Safadão para um show em Tucano, no interior da Bahia, foi bancada com verba da emenda Pix no...

São Paulo define futuro de Julio Casares no clube nesta sexta; entenda

Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o SPFC vive um momento decisivo para o seu futuro. Às 18h30, o clube fará a votação do...

“A Papuda lhe espera”: Petistas resgatam meme de Bolsonaro após decisão de Moraes sobre transferência na prisão

Parlamentares e aliados do PT resgataram um meme envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidir a...