A Prefeitura de Salvador entregou uma nova contenção de encostas nesta segunda-feira (22), beneficiando cerca de 100 famílias e marcando mais uma etapa da estratégia da gestão municipal para reduzir riscos de deslizamentos em localidades vulneráveis.
A obra incluiu a aplicação da técnica de solo grampeado em uma área de 852 metros quadrados, além da construção de escadaria, instalação de guarda-corpo, passeio, pavimentação e sistema de drenagem, o que também ampliou a mobilidade de pedestres.
“Estamos às vésperas do Natal, e o trabalho não para. Ao todo, investimos nessa contenção mais de R$2 milhões, trazendo segurança para cerca de 100 famílias que moram nesta região. A Prefeitura, com essa obra, chega a 572 áreas protegidas nos últimos anos. É isso que tem feito com que a nossa cidade esteja mais resistente, mais resiliente, mais preparada para enfrentar as chuvas”, afirmou Bruno Reis.
O gestor destacou ainda o trabalho preventivo realizado durante todo o ano, mesmo com o início do verão. “Temos mais 23 obras em execução e outras 46 que eu já dei a ordem de serviço para iniciar. Ou seja, ao longo de 2026, vamos passar de 640 áreas protegidas em nossa cidade”, acrescentou.
Moradora da Rua Papa-Capim há mais de três décadas, Sandra Crispina de Jesus, 52 anos, vive numa casa construída no pé da encosta e contou que a situação antes da intervenção era crítica.
“Essa encosta era toda de barro, com muito mato, e a escada que havia nela para o nosso deslocamento era improvisada. Já vi muita gente cair. Moro aqui desde os 16 anos e, quando chovia, a lama escorria, a água da rua de cima vinha toda para cá. Alagava tudo na frente de minha porta, apareciam até fezes”, relembrou ela.
Antes de iniciar a contenção de encosta, o terreno passou por limpeza, capinação, remoção de lixo e entulhos.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou avaliação completa da área de risco, e equipes da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) fizeram vistorias para contratação do projeto, efetuando estudo de topografia para a verificação da inclinação e do tipo de solo, bem como sondagem sobre a técnica de contenção a ser executada.
“Aqui em Canabrava há uma demanda muito grande por ações de prevenção. Em outras ocasiões, já estivemos aqui para entrega de obras de contenção, assim como de geomantas que foram instaladas nessa localidade, com o intuito de garantir a segurança de dezenas de famílias. Nossa prioridade é de que as vidas sejam preservadas”, pontuou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
E você, o que pensa sobre ações de prevenção como essa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe como esse tipo de intervenção pode impactar a vida na sua região.


Facebook Comments