Moraes divulga datas de reuniões com Galípolo e diz que não falou sobre o Master

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, publicou nesta terça-feira uma nota com detalhes sobre encontros com o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. Moraes afirma que as reuniões tiveram objetivos distintos da eventual aquisição do Banco Master e não houve tratativas sobre esse tema.

Segundo Moraes, ocorreram duas reuniões para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky contra ele. A primeira aconteceu em 14 de agosto, em desdobramento da primeira aplicação da lei em 30 de julho. A segunda ocorreu em 30 de setembro, depois das sanções dos Estados Unidos contra a esposa dele, Viviane Barci de Moraes, em 22 de setembro.

Em nota, Moraes sustenta que, em nenhuma das reuniões, houve discussão ou pressão sobre a aquisição do BRB-Master pelo BC. Ele também afirma que nunca esteve no Banco Central para tratar desse assunto e que não houve nenhum contato telefônico entre eles a respeito disso.

Sobre o escritório de advocacia da sua esposa, contratado para prestar serviços ao banco, Moraes afirma que ele “jamais atuou na operação de aquisição BRB-Master perante o Banco Central”.

A nota foi divulgada na esteira de reportagem da colunista Malu Gaspar, do blog do jornal O Globo, afirmando que Moraes teria procurado Galípolo para tratar do Banco Master. Segundo a publicação, teriam ocorrido ao menos quatro encontros, com Moraes supostamente intercedendo junto ao presidente do BC em favor da instituição de Daniel Vorcaro. Quatro encontros teriam ocorrido, três presenciais e um por telefone.

Moraes também citou que, em virtude da Magnitsky, recebeu para reuniões em seu gabinete o presidente do BC, a presidente do Banco do Brasil e o presidente e o vice-presidente jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de uma reunião conjunta com os presidentes da CNFIF, da Febraban, do BTG e com os vice-presidentes do Santander e Itaú, acrescentou.

Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que a nota esclarece os fatos ou há pontos que mereçam mais apuração?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem apoio do SUS, jovem gasta R$ 1,4 mil para evitar infecção em mão

Três meses após sofrer um grave acidente de moto na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, Jamyle Lopes Calixto, 18 anos, precisou recorrer...

Maisa rebate comentário sobre aparência e nega ter feito procedimento

Maisa Silva usou as redes sociais na sexta-feira para responder a comentários sobre a aparência dela, feitos por um internauta no X (antigo...

Salvador deve ter sábado de tempo firme e domingo com previsão de chuva

Salvador terá fim de semana com tempo variado; sábado deve ser aberto e domingo mais instável, segundo o Inmet. No sábado (7), a cidade...