Moraes divulga datas de reuniões com Galípolo e diz que não falou sobre o Master

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, publicou nesta terça-feira uma nota com detalhes sobre encontros com o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. Moraes afirma que as reuniões tiveram objetivos distintos da eventual aquisição do Banco Master e não houve tratativas sobre esse tema.

Segundo Moraes, ocorreram duas reuniões para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky contra ele. A primeira aconteceu em 14 de agosto, em desdobramento da primeira aplicação da lei em 30 de julho. A segunda ocorreu em 30 de setembro, depois das sanções dos Estados Unidos contra a esposa dele, Viviane Barci de Moraes, em 22 de setembro.

Em nota, Moraes sustenta que, em nenhuma das reuniões, houve discussão ou pressão sobre a aquisição do BRB-Master pelo BC. Ele também afirma que nunca esteve no Banco Central para tratar desse assunto e que não houve nenhum contato telefônico entre eles a respeito disso.

Sobre o escritório de advocacia da sua esposa, contratado para prestar serviços ao banco, Moraes afirma que ele “jamais atuou na operação de aquisição BRB-Master perante o Banco Central”.

A nota foi divulgada na esteira de reportagem da colunista Malu Gaspar, do blog do jornal O Globo, afirmando que Moraes teria procurado Galípolo para tratar do Banco Master. Segundo a publicação, teriam ocorrido ao menos quatro encontros, com Moraes supostamente intercedendo junto ao presidente do BC em favor da instituição de Daniel Vorcaro. Quatro encontros teriam ocorrido, três presenciais e um por telefone.

Moraes também citou que, em virtude da Magnitsky, recebeu para reuniões em seu gabinete o presidente do BC, a presidente do Banco do Brasil e o presidente e o vice-presidente jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de uma reunião conjunta com os presidentes da CNFIF, da Febraban, do BTG e com os vice-presidentes do Santander e Itaú, acrescentou.

Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que a nota esclarece os fatos ou há pontos que mereçam mais apuração?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNU: candidatos reclamam de demora no preenchimento de vagas

Grupo de aprovados no Concurso Nacional Unificado 1 (CNU1) afirma que, mesmo com a prorrogação do prazo de matrícula, a segunda chamada para...

Itamaraty inicia processo para pedir extradição de Ramagem dos EUA

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou ao Metrópoles nesta terça-feira (23/12) que já iniciou os trâmites para solicitar...

Comediante Russell Brand é alvo de novas acusações de estupro e agressão sexual

Russell Brand enfrenta novas acusações de estupro e agressão sexual, conforme comunicado da Polícia Metropolitana de Londres. As acusações, anunciadas nesta terça-feira, envolvem...