STF declara inconstitucionalidade de IPVA sobre aviões e barcos no Ceará; entenda a decisão unânime

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

STF declara, por unanimidade, a inconstitucionalidade de dispositivos da legislação do Ceará que previam o IPVA para aeronaves e embarcações, reafirmando a jurisprudência de limitar o tributo aos veículos automotores terrestres.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5644, com relatoria do ministro Nunes Marques, foi concluída em sessão virtual no dia 5 de dezembro, ao analisar trechos da Lei estadual 12.023/1992 que estabeleciam alíquotas para aviões e barcos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustentou que a norma violava o artigo 155 da Constituição Federal, pois o texto original restringe o IPVA à propriedade de veículos terrestres, não admitindo diferenças com base em potência ou cilindrada para outros modais.

Da defesa, o governo e a Assembleia Legislativa do Ceará argumentaram que, na ausência de lei complementar federal sobre o IPVA, caberia aos estados exercer plenamente a competência para definir incidência e alíquotas do tributo.

No voto, o relator afirmou que, na época da edição da lei, o IPVA não alcançava barcos e aeronaves — mudança que só veio com a Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023). Ele também ressaltou que o controle de constitucionalidade deve considerar o parâmetro vigente à época da edição da norma.

Diante disso, a decisão extinguiu os trechos da lei cearense que incluíam aeronaves e embarcações na base de cálculo do IPVA.

Gostou da análise? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como você acha que mudanças constitucionais podem impactar tributos regionais na prática.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto com tiro na cabeça enquanto dormia em casa no Bairro São Brás, em Prado

Carlos Henrique Barreto dos Santos, 39 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça enquanto dormia em sua residência no bairro São Brás,...

VÍDEO: Chile decreta estado de catástrofe devido a incêndios no sul do país

O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío ante incêndios florestais de grande magnitude, que...

Guerra violenta entre facções transforma vilarejo em “cidade-fantasma”

Violência entre facções em Uiraponga leva Morada Nova a decretar situação emergencial O distrito de Uiraponga, em Morada Nova (CE), vive um cenário de...