Deputados de SP aprovam apenas 14% dos projetos apresentados em 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou 203 projetos ao longo deste ano, representando 14% do total de propostas apresentadas em 2025, conforme balanço divulgado no Diário Oficial.

Entre fevereiro e dezembro, foram protocolados 1.463 projetos de lei (PLs) e projetos de lei complementar (PLCs); nesse mesmo período, 203 PLs/PLCs foram aprovados. Das cinco propostas de Emenda à Constituição (PECs) apresentadas, nenhuma foi discutida.

Do total, 31 projetos tiveram a autoria do governador Tarcísio de Freitas. Desses, 25 foram discutidos e aprovados pelos deputados estaduais.

Principais destaques incluem a criação do programa Superação da Pobreza, espécie de Bolsa Família da gestão, a isenção de IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas, e a concessão de travessias litorâneas, além da 11ª privatização do mandato.

Ainda, o conjunto de propostas do Executivo autorizou o desconto de cerca de R$ 7 bilhões na entrega de terras devolutas a fazendeiros e autorizou empréstimos de até R$ 5 bilhões para financiar projetos.

Foi aprovada a extinção da Fundaç?o para o Remédio Popular (Furp), com as atribuições transferidas para o Instituto Butantan.

A Alesp também aprovou mudanças em carreiras do funcionalismo, como a de pesquisadores científicos, iniciativa que recebeu críticas da associação da categoria.

Entre as propostas de deputados, destaca-se a Lei Delegado Ruy Ferraz Fontes, que garante serviço de escolta e segurança pessoal a autoridades, ex-autoridades e familiares, batizada em homenagem ao ex-delegado geral da Polícia Civil.

Em junho, houve aprovação de projeto que obriga autorização municipal para serviço de mototáxi por aplicativo. A medida ficou no centro de batalha judicial entre a Prefeitura de São Paulo e as plataformas, com o prefeito Ricardo Nunes apoiando a proposta, mas o STF derrubando a lei, via ministro Alexandre de Moraes.

No fim do ano, os parlamentares aprovaram a obrigação de que restaurantes apresentem cardápio físico aos clientes, e aprovaram também a permissão para que cães e gatos possam ser enterrados nos túmulos próprios de seus tutores.

Proposições apresentadas (3 de fevereiro a 17 de dezembro):

  • Projetos de Lei: 1.406
  • Projetos de Lei Complementar: 57
  • Projetos de Resolução: 30
  • Proposta de Emenda à Constituição: 5
  • Projeto de Decreto Legislativo: 49
  • Moções: 531

Proposições deliberadas (3 de fevereiro a 17 de dezembro):

  • Projetos de Lei aprovados: 183
  • Projetos de Lei retirados: 8
  • Projetos de Lei Complementar aprovados: 20
  • Projeto de Lei Complementar retirados: 7
  • Projetos de Resolução aprovados: 1
  • Projetos de Decreto Legislativo aprovados: 8

Fique por dentro do assunto e conte comigo: qual medida você considera mais relevante deste balanço da Alesp para a vida da cidade e da região? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...

Três policiais militares de Goiás e outras duas pessoas morrem em acidente

Três policiais militares de Goiás morreram na tarde desta quinta-feira, 25/12, após um acidente entre uma caminhonete e um carro de passeio na...