Oposição convoca coletiva no recesso para pressionar impeachment de Alexandre de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A oposição no Congresso Nacional convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (29) na Câmara dos Deputados com o objetivo de pressionar pelo andamento de um movimento que pede o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A iniciativa é liderada pelo novo líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

O ato marca uma interrupção no recesso parlamentar, que começou oficialmente em 23 de dezembro e segue até fevereiro. A última atividade legislativa foi a aprovação do Orçamento, em 19 de fevereiro.

Em declaração ao portal Metrópoles, o líder oposicionista justificou a convocação de parlamentares de direita a Brasília durante o recesso. “É para fazer pressão política na Suprema Corte, pois ninguém aguenta mais o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou Gilberto Silva.

Conforme apurado pela reportagem, está prevista a presença de 16 deputados e senadores no evento. O pedido de impeachment mencionado pelo líder foi protocolado na última terça-feira (23/12) pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Em sua petição, a parlamentar acusa Moraes de “advocacia administrativa”. A alegação se baseia na suposição de que o ministro teria procurado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para interceder em favor do Banco Master, de Daniel Vorcaro. Em notas divulgadas à imprensa, Alexandre de Moraes contestou a versão, afirmando que o assunto tratado com Galípolo foi a Lei Magnitsky e que não discutiu a situação do Banco Master.

As informações são da Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende homem com arma de fogo de uso restrito no sudoeste da Bahia

Um homem de 18 anos foi autuado em flagrante, nesta quinta-feira (22), por equipes da Delegacia Territorial (DT) de Iguaí, pelo crime de posse...

Homem é acusado de assassinar a própria chefe e largar corpo em estrada em Conceição do Jacuípe

Um homem de 25 anos foi preso pela polícia, na última terça-feira (21), suspeito de assassinar a empresária Yasminn Novais Nogueira, de 30 anos....

Funcionários do Irdeb denunciam condições insalubres de trabalho em transmissões do Baianão 2026

Os funcionários do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) denunciaram, nesta quinta-feira (22), as condições de trabalho das equipes que atuam na transmissão...