Preta Gil, Wanda Chase, Arlindo Cruz, Jimmy Cliff e mais: relembre os famosos que nos deixaram em 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ano de 2025 ficou marcado por perdas irreparáveis na cultura baiana, brasileira e mundial, com falecimentos que reverberam em música, jornalismo, cinema e artes.

Carlos Pitta: músico e compositor baiano, criador da canção “Cometa Mamembe” e ícone das festas nordestinas, faleceu no início de 2025, aos 69 anos, em Salvador, decorrência de complicações do diabetes.

Wanda Chase: referência do jornalismo baiano, falecida na quarta-feira de cinzas, aos 74 anos, dias após o Carnaval, em decorrência de complicações durante cirurgia de emergência para tratar um aneurisma dissecante da aorta.

Sebastião Salgado: fotógrafo e ambientalista, faleceu em Paris, em maio, aos 81 anos, vítima de leucemia, complicação de malária contraída durante uma expedição na Indonésia em 2010.

Francisco Cuoco: ícone da teledramaturgia brasileira, morreu em junho, aos 91 anos, em São Paulo, de falência múltipla de órgãos, após cerca de 20 dias de internação no Hospital Israelita Albert Einstein.

Preta Gil: cantora e empresária, faleceu em julho, aos 50 anos, em Nova York, devido a complicações de câncer colorretal, enquanto tentava retornar ao Brasil após o tratamento.

Ozzy Osbourne: cantor britânico, ícone do heavy metal, faleceu em julho, aos 76 anos, em sua residência na Inglaterra, com infarto agudo do miocárdio seguido de parada cardiorrombada?

Arlindo Cruz: um dos pilares do samba, faleceu em 8 de agosto de 2025, aos 66 anos, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla de órgãos ligada às complicações de um AVC hemorrágico sofrido em 2017.

Angela Ro Ro: cantora e compositora, falecida em 8 de setembro de 2025, aos 75 anos, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma infecção pulmonar grave.

Hermeto Pascoal: multi-instrumentista e compositor alagoano, morreu em setembro de 2025, aos 89 anos, no Rio de Janeiro, decorrência de falência múltipla de órgãos associada a fibrose pulmonar avançada.

Lô Borges: um dos pilares do Clube da Esquina, faleceu em 2 de novembro de 2025, aos 73 anos, em Belo Horizonte, vítima de falência múltipla de órgãos após intoxicação medicamentosa acidental.

Jards Macalé: cantor, compositor e ator, morreu em 17 de novembro de 2025, aos 82 anos, no Rio de Janeiro, após tratar enfisema pulmonar e broncopneumonia, vindo a óbito por parada cardiorrespiratória após choque séptico e insuficiência renal.

Jimmy Cliff: cantor jamaicano, ícone do reggae, falecveu no dia 24 de novembro de 2025, aos 81 anos, em Kingston, devido a convulsão seguida de pneumonia.

Brigitte Bardot: atriz e ativista pelos direitos dos animais, teve a morte confirmada pela fundação que leva seu nome no dia 28 de dezembro, aos 91 anos; a causa da morte não foi revelada.

Encerramento: estes nomes marcaram 2025 com suas histórias e legados. Qual memória ou homenagem você carrega de cada um? Compartilhe nos comentários para celebrarmos juntos a contribuição dessas personalidades.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que bebeu todas em sala VIP deu prejuízo de R$ 3 mil a aeroporto

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal após provocar danos ao patrimônio público no Aeroporto Internacional do Recife....

Hit do ano! “Resenha do Arrocha” lidera ranking de músicas mais tocadas na Bahia em 2025

Meta descrição: Bahia e Salvador definem as músicas mais tocadas de 2025, lideradas por Resenha do Arrocha de J. Eskine. Veja o ranking...

‘Stranger Things 5’: a que horas estreia o episódio final na Netflix?

Stranger Things chega ao desfecho com o oitavo episódio da quinta temporada, prometendo o embate definitivo entre os heróis de Hawkins e Vecna....