Venezuelanos em Boa Vista ocupam praça e comemoram prisão de Maduro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em Boa Vista, RR, centenas de migrantes venezuelanos se reuniram na praça do Centro Cívico para celebrar a suposta captura de Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos, desde o início da noite deste sábado, 3/1. A atmosfera lembrava a final de Copa do Mundo, com queima de fogos e carros ostentando a frase “Venezuela Libre” nos vidros, além de uma viatura erguer a bandeira norte?americana.

Francis Narvaez, 42, que vive na cidade há nove anos, acompanhou o ato com as quatro filhas adolescentes. Ela descreve sentimentos de alegria e tristeza, mas afirma que hoje é dia de “país livre”. Pretende retornar à Venezuela, embora ainda não tenha data definida. “O primeiro passo foi a saída de Maduro. Já é uma vitória.”

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atuaram para manter a segurança da área, e as autoridades ressaltaram que a manifestação ocorreu de forma pacífica.

Durante o ato, os venezuelanos presentes analisaram as críticas internacionais à intervenção militar dos EUA.

“Eu nasci nessa ditadura do Maduro”, disse Yuven Cortez, de 25 anos. “É algo simples, mas muito significativo. Achamos super boa a prisão de Maduro.” “Vai levar tempo, mas a gente quer voltar com certeza para nosso país.”

Apesar de especialistas em direito internacional apontarem que a ação violou tratados de direitos humanos e possa colocar outras nações da região em alerta, os presentes defenderam a intervenção como necessária. “Precisava de intervenção militar dos EUA. Ele não ia sair sozinho, nem com eleições”, avaliou David Alcalá, de 31 anos, morador do Brasil há quatro anos.

Alcalá disse não ter expectativa de retornar ao país de origem em curto prazo. “Quando a Venezuela recuperar apenas um pouco da economia, mas agora não; vou ficar aqui no Brasil trabalhando”, afirmou.

Os relatos refletem uma mistura de esperança e incerteza entre quem migrou há anos e acompanha a situação da Venezuela, com impactos ainda incertos para a cidade de Boa Vista e a região de Roraima.

E você, o que pensa sobre a presença de migrantes venezuelanos na cidade e sobre a intervenção militar dos EUA? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é espancado e morto em Eunápolis

Um homem de 39 anos foi espancado e morto em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, neste domingo (4), conforme informações da Polícia...

Professor encontrado morto no DF tinha lesões na área dos olhos

Um professor de 32 anos, Joao Emmanuel Moura, foi encontrado morto na manhã deste domingo (4/1) em uma parada de ônibus na DF-150,...

Pedreiro é preso após atear fogo em loja por não receber adiantamento salarial em Nova Viçosa

Nova Viçosa – no distrito de Posto da Mata, a loja MK Eletrônica foi incendiada por volta das 18h de sábado, 3 de...