Venezuelanos em Boa Vista ocupam praça e comemoram prisão de Maduro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em Boa Vista, RR, centenas de migrantes venezuelanos se reuniram na praça do Centro Cívico para celebrar a suposta captura de Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos, desde o início da noite deste sábado, 3/1. A atmosfera lembrava a final de Copa do Mundo, com queima de fogos e carros ostentando a frase “Venezuela Libre” nos vidros, além de uma viatura erguer a bandeira norte?americana.

Francis Narvaez, 42, que vive na cidade há nove anos, acompanhou o ato com as quatro filhas adolescentes. Ela descreve sentimentos de alegria e tristeza, mas afirma que hoje é dia de “país livre”. Pretende retornar à Venezuela, embora ainda não tenha data definida. “O primeiro passo foi a saída de Maduro. Já é uma vitória.”

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atuaram para manter a segurança da área, e as autoridades ressaltaram que a manifestação ocorreu de forma pacífica.

Durante o ato, os venezuelanos presentes analisaram as críticas internacionais à intervenção militar dos EUA.

“Eu nasci nessa ditadura do Maduro”, disse Yuven Cortez, de 25 anos. “É algo simples, mas muito significativo. Achamos super boa a prisão de Maduro.” “Vai levar tempo, mas a gente quer voltar com certeza para nosso país.”

Apesar de especialistas em direito internacional apontarem que a ação violou tratados de direitos humanos e possa colocar outras nações da região em alerta, os presentes defenderam a intervenção como necessária. “Precisava de intervenção militar dos EUA. Ele não ia sair sozinho, nem com eleições”, avaliou David Alcalá, de 31 anos, morador do Brasil há quatro anos.

Alcalá disse não ter expectativa de retornar ao país de origem em curto prazo. “Quando a Venezuela recuperar apenas um pouco da economia, mas agora não; vou ficar aqui no Brasil trabalhando”, afirmou.

Os relatos refletem uma mistura de esperança e incerteza entre quem migrou há anos e acompanha a situação da Venezuela, com impactos ainda incertos para a cidade de Boa Vista e a região de Roraima.

E você, o que pensa sobre a presença de migrantes venezuelanos na cidade e sobre a intervenção militar dos EUA? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Jovem de 22 anos é executado a tiros em via pública de Jequié

Resumo rápido: Um jovem de 22 anos foi morto a tiros...

Onda de calor extremo mata mil pessoas na França em apenas 3 dias

França enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com o Ministério da Saúde registrando aproximadamente 1.000 mortes em apenas três dias e marcas...

Empresário baiano é preso em veleiro com 500 kg de cocaína na Espanha

Resumo: operação internacional interceptou um veleiro no Atlântico e resultou na prisão de Marcelo Nabuco Zollinger, empresário baiano ligado à New Bahia Harley-Davidson,...