PM abre inscrições para os colégios e creche da instituição na Bahia; confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta description: PM Bahia abre inscrições para o Colégio da Polícia Militar (CPM) e para a Creche PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026. Veja vagas, distribuição entre públicos, datas e unidades na Bahia, com sorteio confirmado para 16 de janeiro.

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) abriu, nesta segunda-feira (05/01), as inscrições do processo seletivo para admissões de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026. As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.pm.ba.gov.br/cpm2026/ e vão até sexta-feira (09/01).

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (31/12/2025). Serão sorteadas 2.792 vagas para as 16 unidades do CPM (Ensino Médio e Ensino Fundamental) e 53 vagas para a creche na capital, totalizando 2.845 vagas. O ingresso é exclusivamente por sorteio, e todas as informações detalhadas estão no edital.

Entre as vagas na capital, 70% destinam-se a filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros, professores efetivos da SEC que atuam nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC à disposição da unidade de ensino ou creche, enquanto 30% ficam para o público externo.

No interior do estado, 50% das vagas são reservadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros, professores efetivos da SEC lotados nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC, com as demais vagas, também 50%, destinadas ao público externo.

O sorteio eletrônico será realizado em 16 de janeiro às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Avenida Dendezeiros, em Salvador. Para dar mais lisura ao processo, acompanharão o sorteio representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria de Educação Municipal, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública do Estado, Associação Baiana de Imprensa, Ordem dos Advogados da Bahia e associações de classe dos policiais militares e bombeiros, além de dois responsáveis por alunos inscritos.

A PMBA conta com 16 unidades do CPM em todo o estado e cerca de 16 mil alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), os CPMs estão distribuídos em Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Se você tem interesse ou conhece alguém que pode se candidatar, acesse o site da PMBA para as informações completas. Deixe nos comentários suas dúvidas, expectativas ou experiências sobre o processo de seleção para o CPM e a creche.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito baiano retorna ao cargo mais de 100 dias após afastamento na Operação Overclean

O STF determinou nesta segunda-feira (02) o retorno do prefeito de Riacho de Santana ao cargo. A cidade fica no Sertão Produtivo, Sudoeste...

A operação do cunhado de Vorcaro com um investigado da Carbono Oculto

Um fundo de investimentos de R$ 690 milhões liga o empresário e pastor Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, do Banco Master, a...

Advogado de piloto que mandou jovem à UTI: “Foi preso por ser branco e de classe média”

Em Vicente Pires, no Distrito Federal, Pedro Turra, piloto de carro esportivo, foi preso preventivamente após uma briga com um adolescente de 16...