Opinião: Passagem de ônibus aumenta em Salvador, prefeitura assume ônus e debate sobre tarifa do transporte público segue relegado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta description: Transição do transporte público em Salvador envolve tarifa de R$ 5,90, subsídios, outorga onerosa e disputas entre prefeitura, estado e governo federal, com perspectivas para 2026.

Palavras-chave: transporte público Salvador; tarifa; subsídios; outorga onerosa; ACM Neto; Bruno Reis; sistema metroviário; ICMS; Lula; tarifa zero.

pelo menos dez anos, moradores soteropolitanos convivem com uma crise no sistema de transporte público. A concessão, regularizada por meio de outorga onerosa do então prefeito ACM Neto, trouxe tensões entre empresários e o poder público. A pandemia agravou o cenário, levando a prefeitura de Salvador a reassumir parte da concessão temporariamente e a realizar aportes para manter a tarifa subsidiada.

Desde o início da gestão de Bruno Reis, ele tem afirmado que o transporte público é o principal entrave das cidades, inclusive de Salvador. Nesta segunda-feira, a tarifa de ônibus passou a ser de R$ 5,90, conforme o Palácio Thomé de Souza, e o reajuste foi considerado menor que o observado em outras capitais. Ainda não há perspectiva de melhoria do serviço nem de que os reajustes parem.

O debate sobre subsídios não fica restrito aos municípios. Estados e governo federal têm se recusado a participar, empurrando a conta para o gestor municipal. No sistema metroviário, a integração é total, mas a tarifa do metrô é mais baixa; quando o usuário usa os dois serviços, a maior parte da tarifa recai sobre o metrô. O governo tem sinalizado manter e ampliar o subsídio para evitar dividendos nas urnas, sem renegociar os percentuais de tarifa nem oferecer benefícios equivalentes ao transporte rodoviário. Entre as alternativas, surge a ideia de reduzir o ICMS sobre combustíveis.

O governo de Lula sinalizou a hipótese de tarifa zero no transporte público, porém trata-se de uma agenda eleitoral para 2026 e dependeria da sua reeleição. Enquanto não avança essa medida, o transporte continua caro, com custo superior à renda de muita gente e perspectivas ainda mais desafiadoras, o que aponta o peso da conta para os mais pobres.

Como você enxerga o futuro do transporte público da sua cidade? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre tarifas, subsídios e qualidade do serviço.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

VÍDEO: Acidente deixa uma pessoa morta após atropelamento na BA-245 no sudoeste baiano

Resumo: Um acidente na BA-245, próximo a Ibitiara, na manhã desta sexta-feira (26), deixou uma mulher morta. Conforme a polícia, um veículo de...

TJ-BA abre processo que pode levar à perda de cargo de juiz por retirar foto do Candomblé, implicando racismo religioso

O Tribunal de Justiça da Bahia instaurou um Processo Administrativo Disciplinar contra o juiz Cesar Augusto Borges de Andrade por racismo religioso, abrindo...

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...