STF invalida lei de Mato Grosso que fixava idade mínima de 25 anos para concurso de magistratura estadual

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, declarou inconstitucional uma lei de Mato Grosso que fixava idade mínima de 25 anos para inscrição em concursos da magistratura estadual. O julgamento ocorreu na sessão virtual encerrada em 19 de dezembro.

A Corte analisou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6793, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra dispositivo da Lei Complementar estadual 281/2007. Em seu voto, o ministro relator, Nunes Marques, sustentou que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman – Lei Complementar 35/1979) estabelece o regime jurídico único para a carreira no país e não prevê qualquer limitação etária para o ingresso. O ministro ressaltou ainda que o único critério temporal, previsto na Constituição, é a comprovação de três anos de atividade jurídica.

O relator lembrou ainda que o STF já se posicionou sobre o tema ao julgar a ADI 5329, que invalidou norma do Distrito Federal que exigia idade entre 25 e 50 anos para magistratura. Ao criar um limite de idade mínimo, o Legislativo estadual de Mato Grosso teria invadido competência privativa da União para disciplinar os requisitos de acesso à carreira.

A decisão reforça o entendimento de que os requisitos de ingresso na magistratura são definidos pela legislação federal, consolidando a prerrogativa da União sobre o tema.

E você, leitor? Qual a sua opinião sobre a discussão de idade mínima para concursos da magistratura? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Coração na mão”: precisando de cirurgia, menina de 2 anos corre risco

Crise no Hospital da Criança de Brasília: leitos fechados, cirurgias suspensas e retomada de serviços após decisão judicial Meta descrição: Crise financeira no Hospital...

Após negociação, investigado por duplo homicídio na Ponta Grande se entrega em Porto Seguro

Porto Seguro – Erivan Ferreira Lima, 29 anos, foi apresentado à Polícia Civil nesta terça-feira (7) e teve a prisão preventiva decretada e...

Condenado por quebrar relógio de Dom João VI no 8 de Janeiro tem pena reduzida após trabalho e leitura de clássico

O mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira foi condenado a 17 anos de prisão por crimes cometidos durante as invasões de 8 de janeiro...