STF invalida lei de Mato Grosso que fixava idade mínima de 25 anos para concurso de magistratura estadual

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, declarou inconstitucional uma lei de Mato Grosso que fixava idade mínima de 25 anos para inscrição em concursos da magistratura estadual. O julgamento ocorreu na sessão virtual encerrada em 19 de dezembro.

A Corte analisou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6793, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra dispositivo da Lei Complementar estadual 281/2007. Em seu voto, o ministro relator, Nunes Marques, sustentou que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman – Lei Complementar 35/1979) estabelece o regime jurídico único para a carreira no país e não prevê qualquer limitação etária para o ingresso. O ministro ressaltou ainda que o único critério temporal, previsto na Constituição, é a comprovação de três anos de atividade jurídica.

O relator lembrou ainda que o STF já se posicionou sobre o tema ao julgar a ADI 5329, que invalidou norma do Distrito Federal que exigia idade entre 25 e 50 anos para magistratura. Ao criar um limite de idade mínimo, o Legislativo estadual de Mato Grosso teria invadido competência privativa da União para disciplinar os requisitos de acesso à carreira.

A decisão reforça o entendimento de que os requisitos de ingresso na magistratura são definidos pela legislação federal, consolidando a prerrogativa da União sobre o tema.

E você, leitor? Qual a sua opinião sobre a discussão de idade mínima para concursos da magistratura? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Briga entre tutores de cães termina em agressão física na Bahia

Briga entre tutores de cães em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, terminou em agressão física neste domingo, 1º/2. A Polícia Civil...

Proteção à mulher: polícia prende homem com revólver e munições durante operação contra violência doméstica

Mucuri: Flerick Auer Zon, de 38 anos, foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro, no distrito de Itabatã, município...

VÍDEO: Em sessão especial, José Edivaldo Rotondano assume a presidência do TJ-BA para o biênio 2026-2028

Em sessão especial no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse como presidente da corte. A...