Um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) matou a tiros uma mulher de 37 anos durante uma operação de fiscalização migratória em Minneapolis, nesta quarta-feira. A vítima era cidadã americana, segundo a ABC News.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a motorista sendo abordada por agentes federais, que ordenam que ela saia do veículo. Ao recusar, um dos agentes atira pelo menos três vezes. De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), os disparos ocorreram após a mulher, supostamente, tentar atropelar os agentes com o carro.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, afirmou em publicação no X, o que antes era o Twitter, que acompanha o caso e pediu a saída imediata do ICE da cidade. A presença dos agentes federais de imigração está causando caos em Minneapolis, escreveu Frey.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou o episódio e afirmou que o agente do ICE agiu em legítima defesa. Segundo ele, as imagens indicariam que a motorista tentou atropelar a agente de forma “violenta” e “deliberada”. “A mulher que aparece gritando era, obviamente, uma agitadora profissional, e a motorista estava extremamente desordeira, obstruindo e resistindo à ação antes de tentar atropelar, de forma violenta, deliberada e brutal, o agente do ICE, que parece ter atirado em legítima defesa”, declarou Trump.
A repercussão evidencia tensões sobre a atuação de agências federais em operações migratórias em cidades onde a presença federal é contestada. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o papel de agências federais em operações migratórias e como você avalia as respostas das autoridades locais.

Facebook Comments