Lei Felca: Prefeitura de Salvador cria programa de combate à adultização e à cyberpedofilia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: Salvador sanciona a Lei Felca para combater a adultização e a cyberpedofilia, com campanhas de educação digital, divulgação do Disque 100 e regulamentação até 8 de abril.

A Prefeitura de Salvador sancionou, nesta quinta-feira (8), a Lei Felca, criando um programa municipal para combater e prevenir a adultização e a cyberpedofilia, protegendo crianças e adolescentes no ambiente digital e no cotidiano.

Adultização é o estímulo ou exposição precoce de menores a conteúdos e comportamentos inadequados. Cyberpedofilia envolve crimes sexuais cometidos pela internet, como estupro de vulnerável no meio digital, corrupção de menores, pornografia infantil e assédio por meios eletrônicos.

Entre as estratégias, estão campanhas educativas em redes sociais, televisão, rádio e mídia impressa, além de ações presenciais. O objetivo é ampliar o acesso da população a informações sobre segurança digital e prevenção à exploração sexual.

O programa será implementado em órgãos da administração pública municipal, escolas da rede municipal, unidades de saúde e, ainda, em estabelecimentos privados de acesso público, como bares, restaurantes, hotéis, lan houses, centros culturais, ônibus, estádios e áreas comuns de condomínios, entre outros.

A Lei Felca também prevê ampla divulgação do Disque 100 como canal seguro, sigiloso, anônimo e de fácil acesso para denúncias. A prefeitura tem até 8 de abril para regulamentar o programa.

A Lei Felca nasceu após denúncias feitas pelo influenciador Felca sobre exploração de crianças na internet. As revelações resultaram na prisão do influenciador Hytalo Santos, suspeito de crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico, entre outros.

Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra abusos digitais e presenciais em sua cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fábio Mota nega termo ofensivo contra Lucas Braga e promete ir à justiça: “Tomaremos providências contra essa fake news”

Antes do duelo contra o Galícia, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2026, que aconece neste domingo (22), no Barradão,...

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...