Lula sanciona campanha Julho Dourado para promover saúde de animais domésticos e prevenir zoonoses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a campanha Julho Dourado, destinada à promoção da saúde de animais domésticos e de rua e à prevenção de zoonoses. Publicada no Diário Oficial da União em 7 de janeiro, a Lei 15.322/2026 prevê ações que asseguram qualidade de vida aos animais e a realização de palestras, seminários e mobilizações para conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas e do cuidado com os animais.

A lei também reforça a adoção de animais abandonados. A Organização Mundial da Saúde estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Além disso, a norma prevê a divulgação dos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da UNESCO.

O Julho Dourado pretende enfrentar abandono, maus-tratos e negligência de animais expostos a condições de sofrimento em vias públicas. Mesmo com avanços legislativos e maior rigor nas penalidades, o aumento de denúncias e do abandono indica que as medidas atuais não são suficientes para assegurar a proteção efetiva dos direitos dos animais.

Entre os objetivos, a lei busca melhorar indicadores de saúde dos animais domésticos e de rua e ampliar a resolutividade das ações de proteção, por meio da integração entre a população, os órgãos públicos, entidades privadas e organizações não governamentais que atuam na defesa animal.

Iluminação em prédios públicos e privados: a sanção presidencial incentiva a iluminação externa com luz dourada durante todo o mês de julho, como parte de campanhas educativas para reduzir gastos públicos com saúde, controle populacional e atendimento a ocorrências de abandono, além de mitigar impactos na mobilidade urbana e no turismo.

Essa medida também envolve ações educativas e participação de moradores, governos locais e organizações não governamentais, fortalecendo o cuidado com animais na cidade e incentivando a responsabilidade de cada um.

Gosto da iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a campanha Julho Dourado e sobre como a sua cidade pode contribuir para a proteção dos animais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aliados discutem prisão domiciliar para Bolsonaro após queda na PF e avaliam estratégias no Congresso

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro sofrer uma queda durante o sono na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, líderes da oposição na Câmara...

Casal do DF tem carro roubado em assalto na virada de ano na Argentina

Casal do Lago Sul é vítima de assalto à mão armada em Buenos Aires; carro e pertences são levados Resumo para SEO: Um tradutor...

Assessor do vereador Duda Sanches é preso em operação da Polícia Civil contra tráfico

O assessor parlamentar do vereador Duda Sanches (9) foi preso nesta sexta-feira, na segunda fase da Operação Reprobus, deflagrada pela Polícia Civil para...