Lula sanciona campanha Julho Dourado para promover saúde de animais domésticos e prevenir zoonoses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a campanha Julho Dourado, destinada à promoção da saúde de animais domésticos e de rua e à prevenção de zoonoses. Publicada no Diário Oficial da União em 7 de janeiro, a Lei 15.322/2026 prevê ações que asseguram qualidade de vida aos animais e a realização de palestras, seminários e mobilizações para conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas e do cuidado com os animais.

A lei também reforça a adoção de animais abandonados. A Organização Mundial da Saúde estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Além disso, a norma prevê a divulgação dos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da UNESCO.

O Julho Dourado pretende enfrentar abandono, maus-tratos e negligência de animais expostos a condições de sofrimento em vias públicas. Mesmo com avanços legislativos e maior rigor nas penalidades, o aumento de denúncias e do abandono indica que as medidas atuais não são suficientes para assegurar a proteção efetiva dos direitos dos animais.

Entre os objetivos, a lei busca melhorar indicadores de saúde dos animais domésticos e de rua e ampliar a resolutividade das ações de proteção, por meio da integração entre a população, os órgãos públicos, entidades privadas e organizações não governamentais que atuam na defesa animal.

Iluminação em prédios públicos e privados: a sanção presidencial incentiva a iluminação externa com luz dourada durante todo o mês de julho, como parte de campanhas educativas para reduzir gastos públicos com saúde, controle populacional e atendimento a ocorrências de abandono, além de mitigar impactos na mobilidade urbana e no turismo.

Essa medida também envolve ações educativas e participação de moradores, governos locais e organizações não governamentais, fortalecendo o cuidado com animais na cidade e incentivando a responsabilidade de cada um.

Gosto da iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a campanha Julho Dourado e sobre como a sua cidade pode contribuir para a proteção dos animais.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Rombo milionário teria motivado briga entre Raphinha, o pai e a esposa

Resumo: o jogador de futebol Raphinha vive um momento sensível na vida pessoal, com desdobramentos envolvendo o pai Rafael Belloli e a esposa...

Japão avança em 2º lugar e enfrenta Seleção Brasileira na próxima fase

Para eu reescrever o texto conforme suas instruções, preciso do conteúdo original completo. Com o texto original, seguirei todas as regras que você...

Brasil assina carta de intenções para emitir títulos soberanos na China e Fazenda nega pressão dos EUA

Brasil formalizou, nesta quinta-feira, a carta de intenções para a futura emissão de títulos soberanos no mercado...