Título: Mama-cadela, a fruta do Cerrado que pode fornecer 80% da vitamina A e 100% da vitamina C por 100 g
Meta descrição: Estudo da USP aponta que a mama-cadela é rica em carotenoides, oferecendo 80% da vitamina A e 100% da vitamina C por 100 g, com benefícios para a visão, a imunidade e a saúde intestinal.
Conhecida como mama-cadela ou chicletinho do Cerrado, essa fruta não é comum na alimentação da região central do Brasil. No entanto, estudo recente aponta que ela pode ser uma potente fonte de nutrientes.
“Ela aporta uma grande quantidade de vitamina C e compostos bioativos denominados carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno, que são precursores da vitamina A”, destaca a nutricionista Sthefani Pires Ribeiro Silva, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade pública em Goiânia gerida pelo Einstein Hospital Israelita.
Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que 100 gramas da fruta fornecem 80% da ingestão diária recomendada de vitamina A e 100% da vitamina C, conforme estudo publicado no Journal of the Brazilian Chemical Society.
Entre os carotenoides presentes, a mama-cadela oferece de 18 a 22 mg por 100 g em fruta in natura, o que é considerado excelente para um único alimento, ajudando o corpo a produzir grande parte da vitamina A.
Benefícios da vitamina A
A vitamina A é essencial para o bom funcionamento de células nervosas sensíveis à luz nos olhos, ajudando na visão noturna e na renovação de tecidos, além de atuar na proteção contra infecções.
Antes desse estudo, a mama-cadela não era investigada com tanta profundidade. Segundo Sthefani Silva, isso reflete hábitos alimentares que não privilegiam ingredientes locais e a falta de informação sobre o alimento e seu preparo para consumo, dificultando uma cadeia produtiva formal.
Nos últimos anos, a procura por produtos locais tem aumentado. Incluir alimentos nativos na alimentação diária amplia a variedade de nutrientes e compostos bioativos, além de incentivar a agricultura regional dos pequenos produtores e a preservação do bioma da região.
O que é a mama-cadela?
A fruta tem casca rugosa e laranja, com cerca de 2 centímetros de diâmetro, parecida com pitanga, mas com sabor bem mais adocicado. A casca é fibrosa, o que dificulta a mastigação; por isso, é comum em preparos de doces e sobremesas. A nutricionista recomenda consumo in natura para evitar o excesso de açúcar e preservar as fibras, que são importantes para a saúde intestinal.
Se encontrar essa fruta por perto, vale dar uma chance: a sua saúde agradece.
E você, já experimentou a mama-cadela ou conhece outras frutas nativas do Cerrado? Compartilhe suas experiências nos comentários e conte como você incorporaria esse alimento na sua alimentação.

Facebook Comments