Guterres lamenta anuncio da Casa Branca de retirada dos EUA de diversas entidades da ONU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A poucos dias de discursar na ONU, o secretário-geral Antonio Guterres pediu que o setor de inteligência artificialPriorize energia sustentável para alimentar data centers, que consomem muita eletricidade. Em 22 de julho de 2025, na sede da ONU, em Nova York, ele destacou que um data center típico de IA consome energia equivalente a 100.000 residências.

Guterres lamentou o anúncio de retirada dos Estados Unidos de várias entidades da ONU. O porta-voz Stéphane Dujarric afirmou que as contribuições obrigatórias para o orçamento regular e para a manutenção da paz, aprovadas pela Assembleia Geral, são uma obrigação legal para todos os Estados-Membros, incluindo os EUA, e que as Nações Unidas continuarão a cumprir seus mandatos.

Em linha com a decisão do governo do presidente Donald Trump, atual presidente dos EUA desde janeiro de 2025, de se retirar da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Departamento do Tesouro notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) de que o país se retira do Fundo e renuncia ao assento no Conselho.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que o país não financiará organizações radicais como o GCF, ressaltando que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza.

Resumindo, o recado da ONU é claro: metas climáticas e uso responsável de IA precisam andar juntos, enquanto as mudanças políticas dos EUA podem impactar o funcionamento de órgãos internacionais. Qual é a sua opinião sobre o papel da IA na transição energética e o envolvimento dos EUA em organismos da ONU?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advogados discutiram delação antes da morte de Epstein, diz jornal britânico

Documentos do Departamento de Justiça dos EUA revelam que os advogados de Jeffrey Epstein discutiram uma possível cooperação com o FBI semanas antes...

Trump diz que governo vai protejer prédios federais de forma ‘vigorosa’

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado na Truth Social que instruiu a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, a...

Diplomata dos EUA chega à Venezuela em meio a retomada de relações entre os países

A nova chefe da missão diplomática dos Estados Unidos na Venezuela, Laura Dogu, chegou a Caracas e assume, de imediato, o papel de...