PRF prevê gastar R$ 123,1 milhões em manutenção e apoio operacional com parte da frota de helicópteros fora de serviço

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) planeja investir R$ 123,1 milhões em manutenção, atualização tecnológica e apoio operacional para as 9 aeronaves que permanecem em operação, diante de 8 dos 17 helicópteros fora de serviço.

A frota atual é composta por 6 helicópteros Bell 407 e um Bell 412EP, sete Leonardo AW119MKII e três Eurocopter EC 120B. Três Eurocopter estão em desfazimento, não aptos para o serviço, e não serão beneficiados pela contratação.

Entre os Leonardo AW119MKII, três helicópteros estão fora de operação por acidentes. Uma aeronave ainda passa por análise para definir a viabilidade de recuperação.

“As aeronaves Leonardo AW119 MKII KOALA, com as matrículas PR-FKA, PR-FKC e PR-FKF, estão indisponíveis por acidente. O PR-FKA e o PR-FKF são recuperáveis. A viabilidade técnica da recuperação do PR-FKC está em análise pela fabricante”, aponta o estudo técnico da licitação.

O planejamento para as aeronaves acidentadas depende da disponibilidade de recursos. O planejamento da DOA prevê a recuperação do PR-FKA, do PR-FKF e, se viável tecnicamente, do PR-FKC, sempre observando a disponibilidade orçamentária. Caso o PR-FKC não seja recuperável, seus componentes serão recertificados para manter a disponibilidade das demais aeronaves desse modelo.

Essa atualização mostra como a PRF administra a frota, priorizando manutenção e recuperação das aeronaves com maior potencial de uso, frente a limitações orçamentárias.

Qual a sua leitura sobre a estratégia de recuperação e atualização da frota? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre como a PRF pode ampliar a disponibilidade das aeronaves no curto e médio prazo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fábio Mota nega termo ofensivo contra Lucas Braga e promete ir à justiça: “Tomaremos providências contra essa fake news”

Antes do duelo contra o Galícia, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2026, que aconece neste domingo (22), no Barradão,...

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...